Espaço da Cidadania apresenta pesquisa e lança cartilha digital

Confira a coluna de estreia do Espaço da Cidadania no Portal Acesse.

0
1105

A partir desta semana, você contará com mais um canal de comunicação do Espaço da Cidadania, com informações sobre o setor de inclusão.

Para quem não conhece, o Espaço da Cidadania foi inaugurado em 2001, com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades. Fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o, na época, vereador Clemente, também dirigente sindical, o Espaço da Cidadania rapidamente foi ampliando seu campo de atuação nas questões relacionadas à inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Pesquisa sobre a Lei de Cotas 

No dia 22 de fevereiro, vamos apresentar a pesquisa Lei de Cotas – Trabalhadores com Deficiência no setor Metalúrgico de Osasco e região, realizada pelo 13º ano consecutivo, e que mostra os diversos perfis de empresas e de empresários quando o assunto é Lei de Cotas: aqueles que exercem responsabilidade social e empresarial e quem ignora uma realidade e não liga para a comunidade na qual a empresa está instalada.

Os que são orgulho e referência nas contratações de qualidade têm empregados com deficiência atuando nos setores de fundição, forjarias, fabricação de máquinas, computadores, produtos de autopeças para carros, caminhões, ônibus, entre várias atividades típicas do dia a dia da metalurgia.

E, dezembro de 2017 nada menos que 94,9% das vagas previstas na Lei estavam ocupadas, correspondendo ao dobro da média nacional.

A pesquisa em curso é compromisso do sindicato e das empresas com a superação do preconceito, para que no futuro as contratações sejam regidas pela capacidade dos candidatos e não pela sua aparência ou restrição de órgãos e membros.

A apresentação será realizada na sede do sindicato, na Rua Erasmo Braga, 307, em Presidente Altino, Osasco (próximo à Estação Osasco, da CPTM).

 

Lançamento da versão digital da cartilha Inclusão é Atitude! Qual é a tua?

Em fevereiro, vamos lançar a Publicação Eletrônica (EPUB), que permitirá a áudio leitura dos textos e das imagens para pessoas com deficiência visual.

O formato de arquivo EPUB pode ser lido em leitores de livros digitais, celulares, tablets e notebooks.

A versão acessível é resultado de intenso trabalho de Roberto Spiandorim, técnico em Engenharia e Docente de TI do Senac/Jundiaí e Viviane Garcia, Assistente Administrativo da Fecomerciários.

 

Multa pelo descumprimento da Lei de Cotas

Desde o dia 1º de janeiro, está valendo o novo valor da multa pelo descumprimento da Lei de Cotas. Os valores, reajustados pelo Ministério da Economia, variam de 2 mil 411 reais a 241 mil 126 reais, conforme o grau de descumprimento.

Abraços,

Carlos Clemente

 

Diário de Mik: Conheça a animação brasileira que promove a inclusão

O manejo do cavalo na equoterapia

Benefícios do atendimento em grupo terapêutico coletivo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.