Deficiência intelectual: Muito além do cognitivo

Conheça a deficiência intelectual e saiba como se relacionar com estas pessoas!

0
359
Descrição da imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma linda menina que tem síndrome de Down. A menina é morena, e tem a pele clara e cabelos castanhos e lisos, que estão amarrados. Fim da descrição.
Conheça a deficiência intelectual e entenda porque ela não é doença mental (Foto: Divulgação)

Segundo informações da Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (AAIDD), a deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento intelectual (Q.I.) abaixo da média ‘considerada normal’. Segundo dados do IBGE, cerca de 1,4% da população brasileira tem deficiência intelectual.

Aliado a isso, podemos incluir algumas limitações adaptativas nas áreas da comunicação (fala e escrita), nos relacionamentos sociais, na vida em família, no trabalho e no lazer, entre outros aspectos, que eventualmente pode ser atípicos.

As características da deficiência intelectual se desenvolvem, em geral, ainda na infância e, na prática, pode envolver dificuldades ou atraso no aprendizado e na realização de tarefas comuns, de forma que a pessoa pode, eventualmente, se comportar como se tivesse uma idade inferior a que possui.

As causas da deficiência intelectual estão ligadas a alterações no desempenho cerebral que podem ser provocadas por fatores genéticos, problemas na gestação, problemas no parto ou algum tipo de distúrbio após o nascimento da criança, como má nutrição ou o desenvolvimento de doenças como sarampo ou meningite.

 

O diagóstico da deficiência intelectual

Em geral, a deficiência intelectual é diagnosticada apenas quando a família nota alterações no desenvolvimento do bebê, como atraso no desenvolvimento psicomotor e dificuldades no aprendizado, por exemplo. No entanto, é preciso que exista uma combinação de elementos para caracterizar a deficiência. A identificação precisa ser feita por uma equipe multidisciplinar, que terão que avaliar uma série de exames para dar o diagnóstico.

Uma das formas de diagnosticar a deficiência intelectual de forma precoce é com a realização do Teste do Pezinho, obrigatório em todo o Brasil. Vale destacar que, quando diagonsticada de forma precoce, a deficiência intelectual pode ser tratada da maneira adequada desde os primeiros meses de vida do bebê.

Existem vários tipos de deficiência intelectual, entre elas:

. Síndrome de Angelman – um distúrbio neurológico caracterizado por um atraso no desenvolvimento cognitivo;

. Síndrome de Down – uma alteração genética que ocorre pela presença a mais do cromossomo 21;

. Síndrome de Williams – uma mudança genética rara que causa deficiência intelectual leve a moderada.

 

Deficiência intelectual não é doença

Muitas pessoas ainda confundem a deficiência intelectual com doença mental, e isso é um equívoco, já que a deficiência intelectual se caracteriza por um atraso cognitivo, enquanto a doença mental possui uma série de fatores que causam anterações no humor e de personalidade, como nos casos da esquizofrenia e da depressão, por exemplo.

Outro dado relevante sobre as pessoas com deficiência intelectual é que elas são extremamente carinhosas e espontâneas, o que faz delas pessoas extremamente carismáticas, na maior parte do tempo.

 

Dicas de relacionamento

  1. Trate a pessoa com deficiência intelectual de acordo com sua idade e evite tratá-la como criança, caso ela não seja criança;
  2. Ao oferecer ajuda, certifique-se de que ela é realmente necessária;
  3. Quando necessário, fale mais devagar para que a pessoa entenda com clareza o que você está falando;
  4. Se não entender o que a pessoa está falando, peça calmanente para que ela repita;
  5. O termo deficiente mental é incorreto, pois apesar do comprometimento cognitivo, a pessoa tem uma deficiência intelectual e não uma ‘doença mental’.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Menino com síndrome de Down rouba a cena em encontro com Harry e Meghan

. Funcionário do McDonald’s completa 32 anos de trabalho na empresa

Museu de Nova Iorque exibe inovações em acessibilidade

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.