Brasil rumo ao penta na Copa do Mundo de Futebol de Amputados

Brasil estreia no dia 28 de outubro, na Copa do Mundo de Futebol de Amputados.

0
411
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os atletas da seleção brasileira de Futebol de Amputados. Eles estão com o uniforme branco da seleção. Fim da descrição.
Seleção brasileira de Futebol de Amputados disputa a Copa do Mundo, no México (Foto: Divulgação)

É ano de Copa do Mundo e o Brasil pode ser penta! Não, não estou desinformada e nem voltei para 2002, apenas estou falando de outra seleção brasileira. No dia 27 de outubro, começa a Copa do Mundo de Futebol de Amputados.

A seleção brasileira, que é tetra campeã da modalidade, vai ao México em busca do penta. A equipe embarca na próxima semana, para Guadalajara, onde atuará na fase de grupos.

 

Copa do Mundo de Futebol de Amputados

No México, o Brasil terá uma sequência de jogos bem puxada, com estreia no dia 28, contra a Nigéria. No dia 29, o Brasil encara a seleção de El Salvador e no dia 30 a Rússia, nada menos que a atual campeã do torneio.

Outras 20 seleções participam da disputa. Dentre elas, Inglaterra e Turquia, campeã e vice da Eurocopa. ‘Los Hermanos’ também confirmaram presença – quando derrotaram o Brasil no começo do ano e levaram o título da Copa Sul-Americana, depois de ficarem 16 anos na fila por um título internacional.

Para Rogerinho, camisa 9 da seleção, o campeonato será difícil, porém o Brasil tem grandes chances. “Fizemos um ano muito bom. Novos jogadores chegaram para renovar a equipe. Vamos fazer de tudo para chegarmos a final e trazer esse título para o Brasil”, comentou.

 

Futebol de Amputados

Apesar da disputa mundial, da Eurocopa, Sul-Americana e tantas outras competições expressivas, o futebol de amputados não é considerado um esporte olímpico. Sendo assim, ele não recebe apoio dos comitês paralímpicos e nem da Confederação Brasileira de Futebol. Para participar dos torneios, os jogadores dependem de doações e, muitas vezes, bancam suas passagens.

“É horrível perder, mas pra gente é pior. Sempre compramos a passagem de ida e de volta junto, esperando chegar à final. E é horrível ser eliminado, ficar vendo os outros jogar e nem poder voltar pra casa”, comenta o R9. Nas duas últimas edições, 2010 e 2014, a seleção brasileira foi derrotada nas quartas de final.

Atualmente a modalidade vem crescendo muito no Brasil. O Corinthians foi o primeiro clube da elite a apoiar a modalidade. Mas nesse ano recebeu a companhia de mais três: São Paulo, Santos e Bahia. Essa união dos clubes leva maior visibilidade a atividade esportiva.

Segundo a WAFF, entidade que organiza o Futebol de Amputados pelo mundo, a modalidade é disputada por 46 países. Sendo seis deles sul-americanos – Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Desse grupo, apenas os peruanos e equatorianos estão fora da disputa do mundial.

 

Informações sobre o esporte no mundial:

  • Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60m x 38m e máximas de 70m x 60m;
  • Os gols podem ter no máximo 2,2m de altura x 5m de largura x 1m de profundidade;
  • A bola é modelo oficial da FIFA;
  • Cada equipe tem sete jogadores: O goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas;
  • Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado;
  • As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos;
  • Os técnicos podem pedir um tempo de um minuto para orientação dos atletas a cada etapa;
  • A muleta utilizada deve ser a canadense e não pode tocar na bola de forma intencional;
  • O tiro de meta não pode ultrapassar o meio campo;
  • O goleiro não pode sair da área, se sair voluntariamente e com a bola rolando, será expulso de campo e a equipe adversária terá uma penalidade a cobrar;
  • O lateral é cobrado com o pé;
  • Não há limite para substituições e os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de parar o tempo, com a exceção do goleiro, que precisa que o cronômetro seja parado para ser substituído.

 

Informações sobre a Copa do Mundo

  • A competição tem início no dia 27 de outubro;
  • São 24 times participantes, divididos em seis grupos de quatro equipes;
  • Após fim da fase de grupos, avançam para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados;
  • As oitavas serão disputadas no dia 1º de novembro, as quartas de final no dia 2 de novembro, as semifinais no dia 3 de novembro e a final no dia 4.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Conheça a história do fenomenal R9 da seleção de amputados

Petrúcio Ferreira quebra recorde mundial na França

Cavaleiro e cavalos cegos se destacam no hipismo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.