Saiba porque o McDonald’s é referência em inclusão profissional no Brasil

Marcelo Nóbrega, diretor de RH da Arcos Dorados, detalhou, em entrevista ao Acesse, o projeto de inclusão promovido pela empresa.

0
13029
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O diretor de RH do McDonald's, Marcelo Nóbrega. Marcelo é um homem moreno, de cabelos grisalhos. Ele usa uma camiseta azul marinho, onde está escrito #maisdiversidade, em letras coloridas. Marcelo está sorrindo, com as mãos na cintura, à frente do logo vermelho com um M amarelo, do McDonald's. Fim da descrição.
Marcelo Nóbrega, o diretor de RH do McDonald's (Foto: Divulgação)

Considerada uma das melhores empresas brasileiras para trabalhadores com deficiência, o McDonald’s é referência em inclusão profissional. Para saber qual o segredo para estar, há tanto tempo, no topo dessa lista, entrevistamos Marcelo Nóbrega, diretor de RH da Arcos Dorados, que contou detalhes sobre o projeto de inclusão promovido pela empresa, no país.

Segundo Marcelo, o McDonald’s dissemina e reforça, em suas práticas cotidianas, a valorização das diferenças e o incentivo à inclusão. “Atuamos diariamente com foco em tornar o nosso ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Pessoas com deficiência, aprendizes ou não, são muito bem-vindas ao time e temos muitas oportunidades para esse público e, também, para todos que querem aprender e crescer, independentemente de ter alguma deficiência ou não. Somos uma empresa democrática e que oferece oportunidades iguais para todos”, garante.

 

Confira a íntegra da entrevista exclusiva que Marcelo Nóbrega concedeu ao Acesse! 

 

A Arcos Dourados é uma das maiores empregadoras de jovens do Brasil e vem se destacando também na contratação de pessoas com deficiência.

Atualmente, contamos com uma equipe de cerca de 50 profissionais dedicados exclusivamente à captação, contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência para os nossos restaurantes. Essa equipe contempla: Gestores de Inclusão, Médicos do Trabalho, Enfermeiros e Gerentes Selecionadores. Todos os médicos do trabalho receberam treinamento para a avaliação e integração de pessoas com deficiência, permitindo que tenham uma análise mais abrangente e inclusiva para este público. Desse modo, garantimos uma melhor integração entre todos. Além disso, toda a liderança da companhia está comprometida e atuando nesse processo de valorização das diferenças e da inclusão em geral.

 

Qual o desafio de contratar jovens com deficiência?

O grande desafio é garantir que o projeto de inclusão das pessoas com deficiência siga crescendo e valorizar cada vez mais as competências e resultados que um time diverso proporciona. Para isso, aumentamos o número de contratações de pessoas com deficiência e ampliamos o nosso investimento na capacitação de toda a organização para este tema, o que nos ajudou a consolidar uma posição de referência para o mercado. Inclusive, somos procurados por diversas empresas e organizações interessadas em conhecer o nosso programa de inclusão, com destaque para as nossas estratégias destinadas a pessoas com deficiência intelectual.

 

Quais são os canais de recrutamento para pessoas com deficiência?

Os interessados em trabalhar conosco podem se candidatar entregando o currículo no restaurante, candidatando-se no site ou por meio de nossas organizações parceiras (são mais de 100 em todo o país).

 

O que muda no processo de contratação de pessoas com e sem deficiência?

O processo é o mesmo para ambos.

 

Existe algum tipo de treinamento, tanto para o colaborador com deficiência, quanto para a equipe com quem eles irão trabalhar?

Todos os funcionários recém-contratados, incluindo colaboradores com deficiência, passam por treinamento para iniciar o trabalho no McDonald’s. Hoje, a companhia investe 40 milhões de reais em capacitação pessoal no Brasil. E além do treinamento em restaurante, a empresa conta com mais de 100 organizações parceiras que auxiliam em ações que garantam um melhor desenvolvimento dos profissionais com deficiência.

 

Na sua concepção, quanto a contratação impacta na vida desses profissionais com deficiência?

Desenvolve e transforma a realidade social da população com deficiência no Brasil.

 

Podemos dizer que esses profissionais também impactam na marca McDonald’s?

Sem dúvida, pois dar oportunidade às pessoas com deficiência torna o ambiente de trabalho mais rico e justo. Quando estamos abertos a conviver com quem não é igual a nós, abre-se um mundo de aprendizado, troca e crescimento profissional, mas principalmente humano. Ao serem diversas e inclusivas, as empresas estão criando ambientes de trabalho mais ricos e humanos e se conectando melhor com seus clientes e consumidores, que também são diversos. O McDonald’s está comprometido com a diversidade e a igualdade de oportunidades para todos, respeitando os atributos únicos e as perspectivas de cada funcionário, além de estimular iniciativas para desenvolver e melhorar as relações com clientes e parceiros do negócio. Promovemos a diversidade dos funcionários, franqueados, clientes e parceiros de negócio e trabalhamos arduamente para garantir que todos se sintam bem-vindos na empresa. Essa diversidade deixa o ambiente mais rico e permite um desenvolvimento maior da companhia e de todos os colaboradores. Além disso, a contribuição do profissional com deficiência é perceptível com melhorias nos resultados e no ambiente da companhia. Esse feedback vem tanto dos colegas de trabalho quanto de nossos clientes.

 

Quais são os diferenciais que vocês buscam nos profissionais com deficiência que querem trabalhar em uma loja do McDonald’s?

Buscamos pessoas que desejam aprender, se desenvolver e que tenham força de vontade.

 

Vocês têm algum case de profissional com deficiência que fez carreira dentro da empresa?

Temos funcionários com deficiência com vasto tempo de casa. São mais de 100 funcionários, há mais de uma década, na companhia, sendo o mais antigo com 35 anos de empresa. Este tema faz parte do DNA da organização.

 

Há alguns anos vocês estão no topo da lista das melhores empresas para trabalhadores com deficiência no Brasil. Qual o segredo para estar nessa lista?

Um dos valores que o McDonald’s dissemina e reforça em suas práticas cotidianas é valorizar as diferenças e incentivar a inclusão. Atuamos diariamente com foco em tornar o nosso ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Pessoas com deficiência, aprendizes ou não, são muito bem-vindas ao time e temos muitas oportunidades para esse público e, também, para todos que querem aprender e crescer, independentemente de ter alguma deficiência ou não. Somos uma empresa democrática e que oferece oportunidades iguais para todos.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. McDonald’s promove ação de conscientização no Dia do Surdo

. Pessoas com autismo têm direito a tratamento nos planos de saúde

Lar Center apresenta mostra de arquitetura inclusiva

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.