Dia Nacional do Surdo: 10 filmes sobre deficiência auditiva que você precisa assistir

No Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, selecionamos 10 filmes sobre deficiência auditiva que você precisa assistir.

0
835
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Cena do filme A forma da água. Na imagem, a protagonista está abraçando o ser aquático, dentro da água. Fim da descrição.
Cena do filme A forma da água, grande vencedor do Oscar 2018 (Foto: Divulgação)

No Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, selecionamos 10 filmes sobre deficiência auditiva que você precisa assistir.

 

Dia Nacional do Surdo

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, cerca de 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. No Brasil, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem cerca de 46 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 24% da população.

Dessa parcela, quase 10 milhões de pessoas tem deficiência auditiva, o que representa mais de 5% da população brasileira.

 

Dicas de relacionamento com pessoas surdas

O ideal é aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segunda língua oficial do Brasil. No entanto, se não souber Libras, procure falar pausadamente, mantendo contato visual, pois se desviar o olhar, pode parecer que a conversa acabou.

Jamais levante o tom de voz, a não ser que a pessoa peça para que o faça e se não entender o que a pessoa surda está falando, não tenha vergonha de pedir para que repita a informação.

No caso de o surdo estar acompanhado de um tradutor/intérprete, fale diretamente com a pessoa surda e, jamais use o termo surdo-mudo, já que em alguns casos a pessoa surda pode desenvolver a fala e quando isso não acontece, ela pode se comunicar por meio da Língua de Sinais.

 

Confira a lista com os 10 melhores filmes sobre deficiência auditiva que você precisa assistir!

1) Ana

Gravado em Uauá, uma pequena cidade do nordeste baiano, o curta-metragem, de Mariana Magnavita, é fruto de um projeto de conclusão de curso na London College of Communication. Produzido em 2004, o vídeo – que retrata o momento em que uma menina surda do semi-árido nordestino descobre a vida para além das fronteiras de seu casebre – foi indicado para o melhor curta do Birds Eye View Film Festival (festival londrino de cinema que premia produções de mulheres). A trilha sonora do filme foi criada por Mariana que, além de diretora, é também cantora e musicista.

 

2) A Família Bélier

A história de Paula, uma jovem que enfrenta todas as questões comuns de sua idade e convive com pai, mãe e irmão surdos. É ela quem administra a fazenda familiar, quem ajuda na comunicação de sua família com os vizinhos e busca formas de promover a inclusão na cidade onde mora.

 

3) A forma da água

O longa, grande vencedor do Oscar 2018, tem como protagonista uma mulher que não fala e se comunica por meio da língua de sinais. No filme, ela vive um romance com um ser, de outra espécie, a quem ensina a língua de sinais (mostrando que as diferenças estão aí para serem superadas). Outra questão sobre o longa, é que o fato de ela não falar, não a impede de se comunicar, de forma plena, com as pessoas, e isso faz do filme uma obra maravilhosa, que merece ser vista por todos!

 

4) A música e o silêncio

Martin e Kai são os pais de Clara, uma menina que passa a infância interpretando conversas para os pais que são surdos, já que ela escuta e é fluente na Língua de Sinais.

 

5) A vida secreta das palavras

A história de Hanna, uma mulher que tem deficiência auditiva e que passa a cuidar de Josef, um homem que ficou cego depois de uma explosão numa plataforma de petróleo. Uma estranha intimidade surge entre eles. É uma ligação cheia de segredos, verdades, mentiras, condescendência e dor, da qual nenhum deles irá sair ileso e a qual irá mudar a vida de ambos para sempre.

 

6) Babel

Várias histórias que se interligam, em diferentes partes do mundo: nos Estados Unidos, Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, um homem tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda a aceitar a perda; no México, para onde a babá acaba levando as crianças; e no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

 

7) O abrigo

Curtis LaForche mora numa pequena cidade de Ohio com a esposa Samantha e sua filha, de seis anos, que [e surda. Os dois trabalham pesado para juntar o dinheiro para garantir os cuidados da menina, mas mesmo passando por algumas dificuldades, eles são felizes. Isso começa a mudar quando Curtis passa a ter pesadelos com uma tempestade apocalíptica e começa a ficar obsessivo. Ele constrói um abrigo no quintal e desperta a preocupação da esposa e a desconfiança dos amigos e colegas de trabalho.

 

8) O segredo de Bethoven

Surdo, às vésperas da estreia de sua Nona Sinfonia, Beethoven contrata uma jovem assistente para transcrever suas partituras. A ajuda de Anna acaba se tornando crucial nos últimos anos de vida do compositor.

9) The Hammer

A história de Matt Hamill, um dos mais emblemáticos lutadores surdos dos Estados Unidos, que é incentivado desde criança por seu avô para praticar luta livre. Quando jovem, depois de perder uma bolsa de estudos na Universidade de Purdue, ingressa na RIT (Rochester Institute of Technology), onde, além de brilhar em campeonatos nacionais, estreita contato com a comunidade surda.

 

10) The silent child

Outro destaque do Oscar 2018, o filme conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem, e conta a história de uma menina surda que vivia em um mundo silencioso até aprender a Língua de Sinais com uma assistente social.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Confira os filmes sobre Língua de Sinais em evidência no Oscar 2018

. Filmes sobre deficiência física que você precisa assistir

. Sesc promove encontro do Clube do Livro em Libras

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.