Dia Nacional do Teatro Acessível

Comemoração pelo Dia Nacional do Teatro Acessível é um marco na vida das pessoas com deficiência.

0
401
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma apresentação teatral com interpretação em Libras. Ao fundo vemos os atores no palco e em primeiro plano, vemos o intérprete de Libras, traduzindo a apresentação. Fim da descrição.
Dia Nacional do Teatro Acessível promove a inclusão cultural para pessoas com deficiência (Foto: Reprodução)

Mais que uma ferramenta para garantir a inclusão cultural, o Dia Nacional do Teatro Acessível é um marco na vida das pessoas com deficiência. Isso porque, a data, comemorada pelo segundo ano, hoje, dia 19 de setembro, foi instituída para promover o acesso de todos à cultura e ao entretenimento.

Segundo Pedro Prata, coordenador da Escola de Gente*, a data é um passo inicial para mostrar que existe o reconhecimento da inclusão. “Fizemos uma brincadeira, na verdade, porque não existe uma lei que determina o Dia [Nacional] do Teatro, mas existe uma lei que determina o Dia do Teatro Acessível, para um teatro sempre acessível”, garante.

 

Dia Nacional do Teatro Acessível

Instituído em 2017, o Dia Nacional do Teatro Acessível é um desdobramento da campanha ‘Teatro Acessível – Arte, Prazer e Direitos’, criada em 2011, pela Escola de Gente para garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência na vida cultural de suas cidades.

Segundo a jornalista Claudia Werneck, idealizadora da Escola de Gente, a campanha foi criada com o objetivo de garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades.

Para viabilizar isso, a campanha da Escola de Gente percorreu o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens. Em 2013, por sua exemplaridade, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura, através da ação da secretária de Cidadania, Diversidade e Cultura Márcia Rollemberg.

 

*Escola de Gente é uma Organização Não-Governamental (ONG), a Escola de Gente atua em prol de direitos humanos, acessibilidade e inclusão.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Sesc realiza encontros do Clube do Livro em Libras

. Museu de Nova Iorque exibe inovações em acessibilidade

. Mulher traduz músicas em Libras no show do cantor Saulo

 

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.