Crianças com deficiência podem usar creme dental com flúor?

0
429
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Em primeiro plano, vemos uma escova de dentes com creme dental, e ao fundo, um pouco desfocado, uma menina que está sorrindo. Fim da descrição.
Especialista analisa o uso de creme dental com flúor por crianças (Foto: Divulgação)

Por: Matheus Racy Mariusso*

Com as diversas fontes de informações disponíveis, hoje na internet, não são raros os casos em que temos algumas ideias defendidas e compartilhadas sem nenhum embasamento cientifico ou explicação. Isso tem acontecido com frequência no caso do uso de flúor no creme dental. Muitos mitos são criados, divulgados e compartilhados gerando uma grande dúvida nos pais e responsáveis. Afinal, crianças com deficiência podem usar creme dental com flúor?

Antes de analisarmos casos mais específicos, é importante ressaltar que o flúor é extremamente importante para a prevenção da doença cárie e, portanto, deve estar presente desde o nascimento do primeiro dentinho de leite da criança, quando se inicia a primeira janela de infecção, ou seja, a primeira chance de desenvolver a cárie dentária. O flúor fortalece a estrutura dos dentes de leite e permanentes, ajudando a proteger contra a ação das bactérias cariogênicas. É, assim, uma excelente ferramenta para a promoção de saúde bucal, especialmente nas crianças.

Em relação às crianças com deficiência, como falamos sempre, é impossível generalizar pois existem diversas alterações e comprometimentos físicos, intelectuais e /ou genéticos a serem levados em consideração. Porém, o fato mais importante é que nenhum tipo de deficiência exige a restrição do flúor. Portanto, o flúor está liberado, e mais do que isso é super indicado. Como sabemos, crianças com deficiência tem problemas bucais com maior frequência, e assim o creme dental com flúor torna-se um aliado na prevenção das cáries.

Porém, para que seja eficiente e não prejudicial deve-se estar atento à concentração do flúor no creme dental e também a quantidade utilizada durante a escovação, que varia de acordo com a faixa etária na qual a criança está inserida. Além disso, é importante que seja realizada a escovação supervisionada pelos pais, que deve acompanhar a atividade e corrigi-la quando necessária, aproveitando para o desenvolvimento de bons hábitos de higiene bucal.

Os consumidores possuem hoje a possibilidade de encontrar cremes dentais com diferentes formulações e concentrações de flúor, além da variedade oferecida no mercado infantil. Para definir qual o melhor creme dental a ser utilizado, bem como as quantidades e técnicas de escovação, é de fundamental importância que se consulte um profissional de confiança, que desenvolva um papel de parceiro e facilitador da promoção e manutenção da saúde bucal e da qualidade de vida.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. A difícil tarefa de escovar os dentes de crianças com deficiência

. Inclusão sem consciência é exclusão

O aleitamento materno da criança com síndrome de Down

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.