Aumenta o intervalo para a compra de carros 0km com isenção de impostos

0
528
Descrição da Imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Imagem da linha de montagem de uma montadora. Temos uma fileira de carros, durante a fase de acabamento. Os carros são brancos. Fim da descrição.
Compra de veículo 0Km com isenção passa de dois para quatro anos (Foto: Divulgação)

O conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) alterou uma das normas do chamado Convênio 38. Com isso, o intervalo para a compra de um veículo 0Km com isenção de impostos, por pessoas com deficiência, passou de dois para quatro anos.

A nova norma tem efeito imediato e deverá impactar negativamente um segmento das vendas de veículos que vinha registrando números crescentes – inclusive tendo disparado nos primeiros seis meses deste ano.

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef), as vendas de carros com isenção de impostos atingiram, no primeiro semestre de 2018, praticamente o mesmo volume de 187 mil anotado em 2017 (o volume exato ainda não foi divulgado). Vale destacar que o fechamento do ano passado já havia representado um crescimento robusto diante das 139 mil unidades vendidas de 2016.

Esses números positivos refletem não apenas a lei que dá isenção para pessoas com deficiência, mas também sua extensão, aplicada a partir de 2013, aos familiares das pessoas que não podem dirigir – as que têm deficiência visual, mental e física grave, entre outros. No fim das contas, isso significa, praticamente, que um em cada dois brasileiros tem direito à isenção proposta pela lei.

A isenção de IPI, IPVA, IOF e ICMS se aplica a automóveis de passeio com preço de até R$ 70 mil. O veículo é registrado no nome da pessoa com deficiência, mas pode ser conduzido por tutores e cuidadores legais. Com a mudança na norma do Convênio 38, o crescimento constante deve dar uma boa freada.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Mobility&Show reúne 4 mil pessoas no Rio de Janeiro

. Kenguru: Conheça o carro adaptado para cadeirantes

Conheça a cadeira de rodas robótica

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.