Acessibilidade e inclusão na Bienal do Livro de São Paulo

0
596
Descrição #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Entrada da Bienal do Livro de São Paulo. Fim da descrição.
Acessibilidade na Bienal: Evento começa hoje, em São Paulo, com novidades e atrações inclusivas (Foto: Divulgação)

Começa hoje a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e essa edição do evento se destaca por apresentar uma série de atrações e novidades para atender as necessidades de pessoas com deficiência. Confira os destaques em acessibilidade e inclusão que você pode conferir, até 12 de agosto, na Bienal de São Paulo.

 

Acessibilidade na Bienal

Além de pagar meia-entrada, pessoas com deficiência poderão conferir uma série de novidades e atrações especiais durante o evento.

A feira promete oferecer para esse público, muito mais que opções de livros em formatos acessíveis (legenda, narração em português e Libras, além de audiodescrição).

Descrição #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Banner de divulgação da jornalista Kareemi. Ela é uma mulher branca, com cabelos pretos, curtos e lisos. O fundo tem cor azul e do lado direito temos um circulo, cor de rosa, onde está escrito: Alma Detox. Abaixo está escrito, em letras pretas: corpo, mente, espírito. Fim da descrição.
A jornalista Kareemi, do blog Viva com leveza (Foto: Divulgação)

Hoje, às 14 horas, o Espaço do Saber recebe a escritora e jornalista Kareemi, autora de ‘Viva com Leveza’, conta um pouco de sua história. Ela, que tem um blog onde compartilha sua trajetória e de transformação após o acidente que causou a amputação de seu braço direito.

No sábado, dias 4 de agosto, às 11 horas, a Praça da Palavra, do BiblioSesc, vai receber saraus e espetáculos de música e de literatura, com tradução em Libras. No dia 11 de agosto, também às 11 horas, as atividades acontecem na Praça de Histórias do BiblioSesc.

No domingo, dia 5 de agosto, Ricky Ribeiro, do portal Mobilize Brasil, lança o livro, ‘Movido pela mente’, em que narra sua trajetória para melhorar a mobilidade urbana. Ele, que tem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), estará no estande da Lura Editorial, das 10 às 13 horas.

Já na quarta-feira, dia 8 de agosto, às 15 horas, o escritor carioca Carlos Pereira, que tem deficiência física, participa do debate ‘Realidade como inspiração’, no Salão de Ideias. Autor de ‘Enquanto os Dentes’, Carlos Pereira tem seu trabalho reconhecido por retratar suas observações sobre a falta de acessibilidade.

Descrição #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma ilustração com um livro aberto com um óculos Orcam MyEye em cima. Fim da descrição.
Orcam MyEye, que faz a leitura de textos, poderá ser testado durante o evento (Imagem: Divulgação)

Quem visitar o estande da Prefeitura de São Paulo, durante todos os dias do evento, terá a oportunidade de testar o Orcam MyEye, tecnologia que faz a leitura de textos e transforma em áudio, por meio de um óculos especial, que tem uma câmera inteligente. O aparelho estará disponível, para testes, no estande da Prefeitura de São Paulo, durante todos os dias do evento.

Entre as opções, destacamos ainda os totens interativos da Ubook, disponibilizados em parceira com a CBL, que estarão disponíveis para os visitantes ouvirem mais de dez mil títulos, como um convite para conhecer o app da empresa.

A Microsoft também está presente no evento para apresentar suas soluções voltadas à educação de qualidade por meio da tecnologia assistiva. A proposta da empresa envolve aprendizagem personalizada para atender as necessidades específicas de estudantes com deficiência na escola e fora dela.

 

Bienal Internacional do Livro

A Bienal Internacional do Livro é organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e acontece de 3 a 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona Norte de São Paulo.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hand Talk promove evento para discutir acessibilidade digital

Livro relata rotina de descobertas no autismo

Conheça o app criado para estimular crianças com autismo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.