A Libras e sua importância para a comunidade surda no Brasil

0
9223
Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato quadrado. O símbolo oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nele estão duas mãos, sobrepostas. Elas são brancas, e a imagem tem um fundo azul. Fim da descrição.
Libras é a língua materna da comunidade surda, no Brasil (Imagem: Reprodução)

Instituída pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua materna da comunidade surda, no Brasil.

A Libras consiste em um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, que tem como origem a Língua Francesa de Sinais (LSF), e que é fundamental para a comunicação de pessoas surdas.

 

Libras no Brasil

No Brasil, os estudos sobre a Libras foram iniciados em 1981, e desde então, a língua que utiliza as mãos para formar as palavras, vem se aperfeiçoando com a criação de novos sinais e com a readequação dos já conhecidos.

Agora, você se pergunta: Mas, quem utiliza a Libras, além dos surdos?

Saiba que mais de 12 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, segundo dados do IBGE. Pense então que, 70% desta parcela da população vive como estrangeiro em seu próprio país, já que eles não sabem ler o português. Isso significa que oito milhões de brasileiros só usam a Libras para se comunicar.

Essa é a realidade da comunidade surda no Brasil. Mas, por se tratar de uma deficiência invisível, os surdos ainda são ignorados pela sociedade. Por isso, a Libras é tão importante e deve ser uma língua acessível para todos, garantindo a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.

 

Dia Nacional da Libras

Instituído como alerta para as dificuldades das pessoas surdas se comunicarem, o Dia Nacional da Libras é comemorado, desde 2002, em 24 de abril. Em 2005, um decreto presidencial incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior.

O decreto prevê, ainda, que a Libras seja ensinada na educação básica e em universidades por docentes com graduação específica de licenciatura plena em letras.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Eric Clapton surpreende fãs e revela estar perdendo a audição

. Estrela mirim revela ter deficiência auditiva

Extraordinário: 10 motivos para assistir o melhor filme do ano

 

 

Portal Acesse