Perspectivas do envelhecer da pessoa com deficiência intelectual

0
1433
Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Um homem com deficiência intelectual e um idoso, estão sorrindo. Fim da descrição.
Especialista da APAE DE SÃO PAULO aborda o envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual (Foto: Nathan Anderson/Unsplash)

Por: Leila Regina de Castro*

Nas últimas décadas, a expectativa de vida de pessoas com deficiência intelectual rompeu paradigmas e superou os 19 anos estimados na década de 1930. Atualmente, pessoas com deficiência intelectual de grau leve podem alcançar a mesma expectativa de vida da população em geral, exceto no diagnóstico de síndrome de Down. Nestes casos, algumas literaturas demonstram que apresentam envelhecimento precoce, tendo um risco maior no desenvolvimento de demência a partir dos 50 anos, inclusive do tipo Alzheimer.

Uma vez diagnosticada a doença, a pessoa necessitará de ações e medidas específicas para esta nova condição. Diante disto, a APAE DE SÃO PAULO, por meio de sua equipe multidisciplinar, vem oferecendo um atendimento diferenciado e direcionado ao familiar/cuidador.

 

O envelhecimento na deficiência intelectual

Um aspecto a considerar no envelhecer de uma pessoa com deficiência intelectual diz respeito às diferenças e especificidades presentes num mesmo grupo de pessoas. Muitas vezes são consideradas apenas como pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento, no entanto, nesse mesmo grupo podem ocorrer padrões distintos de envelhecimento, com expectativas de vida diferentes e necessidades específicas de atenção em saúde e cuidados. Em alguns países desenvolvidos a expectativa de vida de pessoas com síndrome de Down já é de 82 anos.

As alterações presentes no envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual podem ser identificadas pelo declínio funcional, evidenciado pelo comprometimento das habilidades em atividades cotidianas, podendo ser comparado da infância à idade adulta. Alguns fatores característicos deste envelhecimento são: obesidade, diminuição da aptidão física, alterações psiquiátricas e comportamentais, osteoporose, distúrbios da tireoide, doenças do coração não isquêmicas, alterações sensoriais (perdas auditivas e visuais), epilepsia, doenças da pele, alterações odontológicas, doenças gastrointestinais e necessidades do uso de diversos medicamentos ao longo da vida.

Pesquisas na área de promoção de saúde no envelhecimento revelam que cerca de 40% dos idosos com mais de 75 anos não são ativos, o que não difere das pessoas com deficiência intelectual. Além disso, a maioria delas apresenta uma doença de base ou uma comorbidade associada à própria deficiência. Diante desta realidade, aponta-se a importância de uma avaliação multidimensional realizada por equipe multidisciplinar, que analisará os aspectos biopsicossociais desta pessoa que envelhece com deficiência intelectual, considerando suas condições de saúde, seu perfil funcional e os aspectos sociais e familiares, favorecendo a longevidade e melhoria da qualidade de vida.

 

Referências bibliográficas:

Zigman et al., 2005; Coppus et al., 2006; Zigman & Lott, 2007; Prasher et al., 2010; Zigman, 2013

Strnadová, 2015; Florio & Trollo, 2015

Heller et al., 2011; Heller et al., 2014

 

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na vertical. Imagem de close de Leila Regina Castro. Fim da descrição.*Leila Regina de Castro é supervisora dos serviços de Socioeducação e Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO. Experiência de 28 anos na área de deficiência intelectual, com atuação em diferentes ciclos da vida. Graduada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Jundiaí. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho e Especialista em Gestão Estratégica no Terceiro Setor pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (MBA). Com atualização em Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo–HC/São Paulo.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. APAE inicia atendimentos a planos de saúde

Conheça a sala de integração sensorial da APAE DE SÃO PAULO

Lei institui Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.