Curta-metragem divulga aplicativo para pessoas com deficiência visual

0
2951
Descrição da imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os atores do curta-metragem estão em uma praia. Ao fundo vemos o mar, e ao centro, entre eles, está uma câmera fotográfica, em um tripé. Fim da descrição.
Curta conta a história de um casal com deficiência visual, que se conhece no clube de fotografia (Foto: Reprodução)

A Samsung lançou um curta-metragem para divulgar um aplicativo para pessoas com deficiência visual. O Relúmĭno é um aplicativo de assistência que funciona em conjunto com o Gear VR para aumentar a visão de pessoas com perda visual.

Os usuários que possuem os modelos mais recentes dos smartphones Galaxy, incluindo os Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+, conseguirão fazer o download gratuito do aplicativo na Oculus Store.

 

App para pessoas com deficiência visual

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Imagem de um cachorro com o focinho ampliado. Fim da descrição.
App oferece diversos recursos para pessoas com deficiência visual (Foto: Reprodução)

O aplicativo processa as imagens a partir dos vídeos projetados por meio da câmera traseira do smartphone e faz com que as imagens sejam próprias para pessoas com deficiência visual.

O app permite aumentar e minimizar a imagem; destacar seu contorno; ajustar o contraste das cores e o brilho; inverter a cor; e filtrar as cores da tela. O efeito final é que o Rélúmĭno possibilita às pessoas com deficiência visual que enxerguem as imagens mais claras quando estão lendo um livro ou olhando um objeto, por exemplo.

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Imagem de um livro com um trecho ampliado. Fim da descrição.
Entre os recursos, estão ampliação das letras de um livro, por exemplo (Foto: Reprodução)

“O Relúmĭno mudará a vida de 240 milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo e prometemos um apoio sólido e contínuo”, afirma o vice-presidente e responsável pelo Centro de Criatividade e Inovação na Samsung Electronics, Jaiil Lee.

Para aqueles que padecem de um ponto cego na visão ou da visão em túnel, que é a perda da visão periférica com a retenção da visão central, o Rélúmĭno auxilia mapeando as imagens despercebidas e as colocando nas partes visíveis do olho.

Especificamente, quando os usuários configuram os tamanhos de um ponto cego ou visão em túnel, para uso pela primeira vez, o aplicativo automaticamente coloca o ponto cego nas partes circundantes visíveis e as imagens dentro do ‘túnel’ ou faixa de visibilidade, ajudando os usuários que têm um defeito no campo visual a enxergarem melhor.

 

O curta-metragem

O curta narra a história de Sooyoung e Insoo, dois jovens sul-coreanos que têm deficiência visual e que se conhecem em um clube de fotografia. A aproximação do casal acontece na medida em que eles começam a tirar suas próprias fotos, utilizando a tecnologia do Relúmĭno.

A produção foi dirigida e escrita por Hur Jin-ho e conta com as atuações de Han Ji Min e do K-pop star Park Hyungsik no papel principal. Confira a seguir o curta, que está disponível com legendas em português (acione a legenda na área de configurações).

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Surdocego vira mochileiro para conhecer todos os países do mundo

. Conheça os blocos de montar adaptados

Brasileiro cego é aprovado em universidades inglesas

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.