Meu filho tem síndrome de Down, e agora doutor?

0
2719
São muitas as dúvidas dos pais sobre a síndrome de Down (Foto: Divulgação)

Por: Matheus Racy Mariusso*

Confesso que ainda fico impressionado como os olhares dos pais podem me falar tanto. Na minha rotina clínica como cirurgião dentista é de extrema importância conhecer o histórico do paciente, as condições físicas e de saúde bucal e geral; e com esse objetivo mergulhamos em perguntas, questionamentos, anamneses, exames. Não são raros os casos em que ouço a seguinte pergunta: “meu filho tem síndrome de Down, e agora doutor?”

Porém, muitas vezes, a resposta que eu quero vem do olhar dos pais. O olhar para mim, o olhar para os filhos, o olhar para o companheiro (a), o olhar para o acompanhante e para tudo que está acontecendo ao redor.

Quando o filho tem síndrome de Down esse olhar vem ainda carregado de medos, anseios, expectativas e dúvidas.

Essa pergunta surge, muitas vezes, a partir da falta de informação ou também de experiências prévias negativas, além de estar intimamente relacionada a todo o período de adaptação da família a esta nova realidade.

Neste momento, treino também meu olhar para poder dizer aos pais sem muitas palavras: “vai dar tudo certo”. Por que acredito e quero que todos acreditem que vamos conseguir o melhor. Se seu filho tem síndrome de Down ou não, vai dar tudo certo. Nesse ambiente que conseguimos construir alicerces fundamentais para o sucesso do tratamento: confiança, carinho, parceria e empatia.
Alicerces, estes, que ajudam, também, diretamente no desenvolvimento e inclusão social da pessoa com síndrome de Down. E por isso temos que reforçar a cada momento para os pais transformarem todo este olhar de dúvidas e incertezas em um olhar de otimismo e apoio. E é impossível, neste momento, não relembrar de um dos maiores ensinamentos de Mathew Jacobson: “atrás de cada criança que acredita em si mesma, está uma família que acreditou primeiro”.

Esteja atento aos seus olhares para o mundo. Esteja atento aos olhares que recebe do mundo. E sempre esteja aberto para mudar qualquer olhar.

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, está o doutor Matheus. Ele é um homem de pele branca e com cabelos e barba castanhos. Ele usa um jaleco branco e está sorrindo. Fim da descrição.
Foto: Naira Martins

*Matheus Racy Mariusso é cirurgião-dentista e palestrante. Mestre em Odontopediatria, atua com crianças e pessoas com deficiência, buscando fortalecer o elo entre saúde, qualidade de vida e inclusão.

 

 

Outras notícias sobre Saúde Bucal

. A deficiência está em todos nós

. Saúde bucal na síndrome de Down

. Cuidados por uma vida mais saudável

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.