O Dia Nacional do Surdo e o Setembro Azul

0
11972
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Trata-se do símbolo da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nele estão duas mãos, sobrepostas. Elas são brancas. A imagem tem um fundo azul. Fim da descrição.
Símbolo da Língua Brasileira de Sinais (Imagem: Reprodução)

Por: Neivaldo Zovico*

O mês de setembro é um mês especial para a comunidade surda, visto que no dia 26/9 comemoramos o Dia Nacional do Surdo, criado pela Lei nº 11.796 de 29/10/2008.

 

O Dia ­­Nacional do Surdo

O dia 26 de setembro é um dia importante para a comemoração, pois no ano 1857, foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo Huet, da França, para vir ao Brasil lecionar aulas às crianças surdas no Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O ensino em Língua de Sinais Francesa à época influenciou diretamente na construção da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Setembro Azul

A comunidade surda denomina o mês dos surdos de Setembro Azul por alguns motivos:

. Durante o XIII Congresso Mundial de Surdos, na Austrália, numa cerimônia que homenageava surdos vítimas de opressão e audismo, o doutor Paddy Ladd (surdo) usou uma fita azul como símbolo;

. Símbolo para representar o período da Segunda Guerra Mundial em que pessoas com deficiência usavam uma faixa azul no braço para identificação dos Nazistas e posterior assassinato;

. A escolha do azul turquesa se deu por ser uma cor viva que pode representar o ‘ser surdo’, nos sentido de reconhecimento e valorização da Língua de Sinais, da cultura e identidade surda.

Internacionalmente também se comemora o Dia dos Surdos no dia 30 de setembro. A data deu-se pela lembrança do Congresso de Milão de 1880, no qual foi analisado e determinado a proibição do uso das Línguas de Sinais na educação mundial dos surdos, um marco triste para esta comunidade.

Sendo assim, durante todo o mês setembro são realizados diversos eventos, tais como festas dos alunos surdos, seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, caminhadas e encontros dos surdos em todas as cidades do Brasil e internacionalmente também.

É um momento importante para que todos os órgãos públicos e a sociedade brasileira reflitam sobre a importância do respeito à comunidade surda, sua língua e cultura, compreendendo-os como cidadãos de direitos.

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. O professor Neivaldo Zovico. Neivaldo é um homem grisalho e usa óculos. Ele está sorrindo. Fim da descrição.
Foto: Jansey Oliveira

*Neivaldo Zovico é professor e palestrante, consultor e coordenador nacional de acessibilidade para surdos da Feneis.

 

 

 

Outras notícias sobre a Comunidade Surda

. Instituto Santa Teresinha promove festa inclusiva

. Setembro Azul comemora conquistas da comunidade surda

. Especialista lança livro sobre a Língua Brasileira de Sinais

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.