Estimulação de consciência fonológica

0
3600
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma lousa preta com um desenho feito com giz amarelo de duas crianças, um menino e uma menina, que estão lado a lado e seguram um lápis. Na lateral esquerda está uma conta e na lateral direita, um coração. Abaixo estão as letras A B C, escritas com giz branco. Fim da descrição.
Atividade propõe a estimulação de consciência fonológica (Foto: Pixabay)

Por: Zilanda Souza*

Vamos continuar nosso tema sobre estimulação de consciência fonológica, trabalhando três habilidades: RIMA, ALITERAÇÃO E MANIPULAÇÃO SILÁBICA.

Continuaremos usando a CAIXA DO VOCABULÁRIO. Com o passar do tempo, ela estará rica e cheia de novas palavras!

Então, agora que as crianças já estão brincando com os sons através dos cartões coloridos, vamos estimular a habilidade de aliteração, propondo que eles selecionem na caixa do vocabulário tudo que começa com o mesmo som. Os sons iguais devem ser representados pelos cartões da mesma cor.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A ilustração de um batom, seguido de dois quadrados coloridos, de uma banana e mais três quadrados coloridos. Na parte superior, um balão com as letras BA. Fim da descrição.

Para trabalhar a habilidade de rima, basta alterar o comando da atividade para o som final das palavras. Peça as crianças para falarem as palavras em voz alta. Elas vão perceber, que os sons iguais no final, dão uma musicalidade. Nossa lista de palavras, vai ficar parecendo uma poesia. Tem uma magia quando falamos palavras que terminam com o mesmo som. (Trazer essa ludicidade, engaja a criança na atividade)

Lembre-se que, o trabalho com a percepção de ‘início’ e ‘fim’, demandam de estímulo prévio de coordenação motora, com foco em organização espaço-temporal. Portanto é primordial que o estímulo de linguagem oral seja concomitante com o estímulo da coordenação motora.

 

Brincadeira das palavras

Agora vamos propor a brincadeira das palavras malucas? Nesta atividade, estamos estimulando a Manipulação silábica. As crianças podem utilizar as mesmas palavras que brincaram com a aliteração e a rima. O professor propõe os desafios. Vão surgir palavras malucas, as crianças vão rir e vão acionar sua memória fonológica na brincadeira. Veja o exemplo:

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A ilustração de um batom, seguido de dois quadrados coloridos, de uma banana e mais três quadrados coloridos. Fim da descrição.

“E se a gente retirasse o ‘tom’ da palavra ‘batom’? Como ficaria? Ahhh então as meninas iriam falar: Vamos passar o BA!!!!”

“E se na palavra banana nós trocássemos o pedacinho final da palavra pelo ‘tom’? Uau!!! Ficaria BANATOM. Já pensou? Todo mundo falando: Vamos comer uma banatom?”

Lembrando que essas atividades foram pensadas para estímulo da consciência fonológica na educação infantil. O foco principal é o som. Não apresentamos até então, os grafemas. A ideia é provocar estimulação enfática na discriminação, memória e consciência dos sons.

Conheça o livro Brincando de Palavrear, que também estimula consciência fonológica.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Capa do livro Brincando de palavrear. Nele estão algumas letras e crianças e todas as imagens são ilustradas. Fim da descrição.

Instagram: @espacovidagvbsb | Facebook: @espacovidagv | Youtube: Canal Espaço Vida

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, escritora da coluna ‘Desenvolvimento e Aprendizagem’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

Outras notícias sobre Educação

. Atividade de flexibilidade cognitiva: em cada expressão uma operação

. Estimular habilidades: diário de aprendizagens e dificuldades

. Atividade para a sala de aula: como trabalhar com recompensas

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.