Estimulação precoce de consciência fonológica

0
3253
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Um menino está com um livro aberto à sua frente. Do livro saem pontos de luz. Fim da descrição.
Atividade propõe a estimulação precoce das crianças (Foto: Divulgação)

Por: Zilanda Souza*

Continuando nossa série sobre Linguagem Oral, nessa semana vamos compartilhar uma atividade de estimulação precoce para a consciência fonológica de crianças da creche e da educação infantil. Mas, antes, vamos apresentar o fundamento, que justifica o ensino explícito de consciência fonológica na educação infantil: 

A consciência fonológica é habilidade preditora para a aquisição da leitura e da escrita. Portanto deve ser privilegiada na creche e na educação infantil, objetivando pura e simplesmente o desenvolvimento da linguagem.

 

Consciência fonológica

Sempre encontramos atividades de consciência fonológica, vinculadas a processo de codificação fonografêmica ou grafofonêmica. Raramente, encontramos os sons, num lugar exclusivo de estimulação, sem ter o alfabeto como distrator. É isso que queremos apresentar aqui para os nossos pequeninos da creche e da educação infantil, que não têm a sistematização da alfabetização como objetivo principal no currículo.

 

Caixa do vocabulário

Lembram da caixa do vocabulário, que divulgamos na atividade da semana passada? Vamos selecionar alguns objetos da caixa para brincar. Após a seleção, que pode ser por agrupamento, vamos nomear cada objeto e representar os pedacinhos dos nomes com cartões vermelhos. Veja o exemplo:

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Modelo de uma atividade. Existem animais, quadros coloridos e a proposta é de que a criança preencha os quadros com o nome dos animais. Fim da descrição.

 

Promova reflexões com as crianças. Faça boas perguntas:

. Qual animal, precisou de mais cartões para representar o seu nome?

. O nome maior é do animal maior? Vamos pesquisar?

Essa atividade pode variar também, utilizando os nomes das crianças. O professor pode utilizar uma foto dos alunos para que eles representem através dos cartões, os seus nomes.

Numa proposta mais complexa, as fichas variam de cores e podemos promover a ‘Caça ao som’.

Nessa atividade, o educador tem a oportunidade de estimular os pares de sons mais complexos: V e F, C e G, T e D, P e B.

O professor, apresenta os sons-alvos (sem utilizar grafema), e estabelece uma legenda de cores, relacionados a esses sons. As crianças devem rastrear os sons e representá-los com as fichas adequadas. Veja:

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Modelo de uma atividade. Existem animais, quadros coloridos e a proposta é de que a criança preencha os quadros com o nome dos animais. Fim da descrição.

Nesta atividade, a memória fonológica e a atenção estão sendo estimuladas, preparando o caminho para a alfabetização. O professor deve estar atento, para os pares que as crianças apresentarem maior dificuldade, sinais de trocas. Os resultados dessas atividades, devem ser apresentados a um fonoaudiólogo para que ele possa orientar procedimentos, para as crianças que permanecerem trocando algum som.

Na creche e na educação infantil, o ensino explícito de linguagem oral deve ser diário e persistente.

Conheça o livro ‘Brincando de palavrear’, que também estimula consciência fonológica.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Capa do livro Brincando de palavrear. Nele estão algumas letras e crianças e todas as imagens são ilustradas. Fim da descrição.

Instagram: @espacovidagvbsb | Facebook: @espacovidagv | Youtube: Canal Espaço Vida

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, escritora da coluna ‘Desenvolvimento e Aprendizagem’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

Outras notícias sobre Educação

. Caixa do vocabulário: atividade para educação infantil

. A importância da música no desenvolvimento das crianças

. Laramara promove inclusão por meio da educação

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.