Software de reconhecimento de voz é lançado no Brasil

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O auditório na Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o lançamento do software. Na imagem vemos, ao fundo, um telão, onde o software está sendo apresentado. Os presentes ao evento estão sentados nas poltronas do auditório. Fim da descrição.
Software foi lançado pelo Instituto Novo Ser, na sede da UFRJ (Foto: Divulgação)

Na última semana, aconteceu o lançamento do primeiro software gratuito do Brasil de reconhecimento de voz, que compreende a língua portuguesa.

O Xulia permite que pessoas com limitações motoras, como tetraplegia, por exemplo, utilizem o computador por meio de comandos de voz, substituindo o uso do teclado e do mouse.

O software foi lançado pelo Instituto Novo Ser, na sede do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE-UFRJ).

O software funciona em sistema operacional Windows e se diferencia em relação a outros programas disponíveis no mercado por ser gratuito e pela possibilidade de o usuário ditar textos em português. Para isso, o programa faz uso da tecnologia Google que permite comunicação com a máquina por meio da fala corrente.

Os interessados podem baixar o Xulia no site do Instituto Novo Ser, que também oferece assessoria para orientar sobre o uso do programa.

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.