Em toda aula, estímulo de atenção sustentada

0
3671
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. No centro da imagem temos a ilustração de um globo terrestre, em que os oceanos estão na cor azul e as partes dos continentes estão em verde. Em volta estão imagens de crianças de diversas formas e cores, como se formassem uma grande roda. Fim da descrição.
Atividade trabalha estímulo de atenção (Foto: Divulgação)

 Por: Zilanda Souza*

Objetivo: A atividade tem como objetivo central, exemplificar uma aula com estímulo de atenção sustentada. Habilidade primordial para aprender.

 

Como aplicar: Estabeleça algumas regras antes das aulas!

. Determine um tempo de atenção sustentada, para apresentação do assunto, exposição de ideias, apresentação de trabalhos;

. Converse com os alunos, sobre a relação estímulo e bloqueio ( vamos estimular a atenção então precisamos bloquear distratores);

. O que vamos combinar durante o tempo de atenção sustentada?

1) ninguém sai da sala;

2) Colocaremos na porta da sala uma placa: Proibido Interromper;

3) Nosso tempo estabelecido será monitorado por um relógio despertador;

4) Caso sejamos surpreendido por algum barulho inesperado, escolheremos continuar nossa atividade, vencendo os distratores.

 

Recompensa: Terminado o tempo de sustentação da atenção, alternaremos com 10 minutos de sessão (os alunos podem escolher um jogo).

 

Atenção!

Em salas de aula onde é possível observar grande índice de distratores e baixo controle inibitório, o professor deve começar estabelecendo tempos mais curtos de atenção sustentada. Aumentando gradativamente à medida que eles vão vencendo as metas estabelecidas.

 

Ouça seus alunos

. Como vocês se sentiram durante o tempo de sustentação da atenção?

. Você consegue rastrear os distratores que envolveram nosso ambiente durante a atividade?

. Para você o que é mais difícil inibir? O desejo por conversar outros assuntos, a curiosidade pelos barulhos inesperados que envolvem a sala, pensar nas atividades depois da aula?

 

Instagram: @espacovidagvbsb | Facebook: @espacovidagv |

Youtube: Canal Espaço Vida

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, escritora da coluna ‘Desenvolvimento e Aprendizagem’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.