Residencial para idosos oferece acolhimento personalizado

0
3558
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Um homem idoso está em uma sala de ginástica, realizando um exercício na bicicleta ergométrica. A seu lado está uma profissional, que está acompanhando seu exercício. Fim da descrição.
Local possui equipe multidisciplinar à disposição dos idosos (Fotos: Divulgação VGCOM / VILA IPÊ)

Longevidade é a palavra que define a ‘nova geração’ da terceira idade. A pesquisa de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a expectativa de vida do brasileiro aumentou para 75,5 anos. O brasileiro está vivendo com mais saúde e vigor. Mas, será que os familiares estão prontos para cuidar dessa população de idosos? A cidade oferece lugares apropriados e suficientes para abrigá-los?

Após passar por experiências com familiares que precisavam de um local onde os idosos pudessem ter cuidados constantes, o casal Marinez e Alvaro Henrique Lahm decidiram investir no nicho: inauguraram a Vila Ipê, um espaço de vivência sênior. O objetivo do casal é ser referência em cuidados, com dignidade, respeito, proteção e qualidade de vida. E clientes para o empreendimento não faltam, estimativas do IBGE, de julho de 2016, indicam que no estado de São Paulo a população com 60 anos ou mais cresce ano a ano (8,96% em 2000 contra 13,6% em 2016).

“Na elaboração do projeto fizemos questão de incluir tudo o que não encontramos. Tentamos reunir em um só local toda a infraestrutura e condições que um idoso precisa para viver bem”, diz Alvaro. “Cuidamos de cada detalhe para oferecer o melhor e atender as expectativas dos residentes e dos familiares; o mais importante é que se sintam em casa com todo conforto e cuidado necessários”, completa Marinez.

 

O lar fora do lar

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Ela mostra o quintal do residencial. É possível ver a varanda de duas residências, em meio a um gramado. Fim da descrição.
Espaço conta com estrutura desenhada em forma de condomínio residencial (Fotos: Divulgação VGCOM / VILA IPÊ)

Localizada no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo (SP), a Vila Ipê é destinada ao público classe A. O local possui estrutura de condomínio residencial, com dois mil metros quadrados de área útil e dispõe de casinhas em meio a um lindo jardim. Já parte interna, há um ambiente charmoso, aconchegante e todo adaptado: sala de cinema e de convívio social, restaurante para receber inclusive os familiares, enfermaria, academia, sala de leitura e meditação.

São disponibilizadas três tipos de acomodações: apartamentos (suítes internas com ou sem varanda), casas (suítes externas no jardim, formando a vila) e quartos (para residentes mais dependentes). As pessoas podem levar objetos de decoração, como porta-retratos, para tornar os respectivos espaços mais familiares e personalizados.

O residencial está preparado para receber tanto idosos independentes quanto aqueles que precisam de cuidados médicos mais rigorosos e constantes. Nos dois casos, tudo é feito para que a Vila Ipê seja uma extensão da casa, sempre com a preocupação de proporcionar conforto e cuidado. A ideia é que estas pessoas tenham um cotidiano natural, produtivo e que mantenham os laços e a convivência com os familiares.

O local ainda conta com uma equipe multidisciplinar sempre à disposição – alguns em tempo integral – para garantir a qualidade de vida dos idosos. Entre eles, médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta. É realizado um planejamento prévio, baseado na avaliação das necessidades e no grau de complexidade e dependência de cada um.

“O nosso grande diferencial é a personalização, cuidamos de cada residente como se fosse o único. Como a capacidade máxima é para 22 residentes é possível prestar serviço mais individualizado. Um dos zelos é – não havendo nenhuma restrição médica – incluir alimentos do gosto de cada um nas refeições, por exemplo”, diz Lahm.

Para garantir o desenvolvimento pessoal e socialização são oferecidas diariamente atividades como acupuntura, aromaterapia, clube de leitura, cromoterapia, ginástica, jardinagem, massagem, pintura e yoga. A Vila Ipê oferece, ainda, o serviço de Day Care, que é a permanência do residente no período de 10 horas, usufruindo de toda a estrutura e atividades do residencial.

 

Portal Acesse
SHARE
Previous articleInclusão escolar e intervenções em reabilitação
Próximo artigoPor trás dos super-heróis
Graduada em jornalismo, atuo no segmento de inclusão há 4 anos produzindo textos para mídias impressas e online. Integro a equipe Ludik, como colaboradora, com a proposta de disseminar informações sobre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.