Viver Mais apresenta exposição itinerante 

0
3010
Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. A imagem tem dois casais idosos dançando. Eles estão muito felizes. Em primeiro plano vemos um casal de uma mulher com cabelos castanhos e um homem de cabelos brancos. Do casal em segundo plano é possível ver apenas o homem, que tem cabelos grisalhos. Todos usam uma camiseta regata na cor laranja, do programa Viver Mais. Fim da descrição.
Exposição apresenta fotos do programa Viver Mais (Foto: Reprodução)

Promover o tema do envelhecimento é de extrema importância em uma sociedade que vê um aumento gradual na sua expectativa de vida. Desde já, é importante que o assunto seja discutido com naturalidade, e não como um tabu.

Para levar essa discussão a uma nova linguagem, estimulando a arte e a cultura e alcançando os mais diversos públicos a fim de ganhar relevância, o Itaú Viver Mais realizará uma exposição fotográfica itinerante com 112 imagens de 56 pessoas com mais de 55 anos de idade, produzidas pelo artista Thomas Baccaro exclusivamente para este projeto.

A primeira cidade a receber a exposição é São Paulo (SP). As fotos estão expostas de 06 a 22/06, no Conjunto Nacional, com visitação gratuita.

“Fui convidado para viabilizar este importante projeto concebido pelo Itaú Viver Mais”, conta Thomas Baccaro, que tem como uma das características de seu trabalho a facilidade de captar espontaneidade, um momento de felicidade, vivido por pessoas não acostumadas a serem fotografadas, em frente a sua câmera.

“Fazer cada um dos fotografados se sentirem especiais, e belos, foi o objetivo deste meu ensaio. Quis que cada um pudesse viver mais esta experiência, entre tantas já vividas”, fala Baccaro sobre a elaboração das imagens.

Os registros enfatizam a alegria transmitida por cada um dos fotografados – todos participantes do programa Itaú Viver Mais – e traduzem por meio da ótica de Baccaro a saúde, felicidade e paz que encontram em si mesmos, trazendo a reflexão sobre o envelhecimento ativo e sua importância.

 

O programa

Viver mais não está relacionado somente ao tempo. Viver mais é viver melhor, com mais saúde, mais disposição e em boa companhia!

Pensando nisso, foi criado em 2004, o programa Itaú Viver Mais, desenvolvido especialmente para pessoas com mais de 55 anos, e que promove a convivência, diversão e aprendizado por meio de atividades físicas e socioculturais, tendo sempre em mente as necessidades e aspirações próprias de um público maduro e com muita personalidade.

O projeto tem como base três pilares: viver, conviver e reviver – que representam o que acreditamos ser fundamental para uma vida mais plena. Partindo desses pilares, estabelecemos parcerias para desenvolver ações voltadas ao público 55+, que vão desde atividades físicas e oficinas culturais até descontos e sessões gratuitas de cinema, seguidas de debates com especialistas e grandes nomes do cinema nacional. Assim, estimulamos a integração entre os participantes e uma consciência mais ampla sobre cuidados com o corpo e a mente.

Para estender o diálogo sobre envelhecimento a toda a sociedade, também promovemos eventos com temáticas diversas, onde acontece a troca de experiências entre público, jornalistas e especialistas. Dessa forma, conseguimos proporcionar um ambiente de discussão e reflexão com foco no envelhecimento mais ativo e saudável.

Atualmente, estamos nas cidades de São Paulo, Taboão da Serra, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Brasília.

 

Serviço

Dia/hora: de 06 a 22/06; de 2ª a sáb., das 7h às 22h; dom. e fer., das 10h às 22h

Local: Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo – SP)

Preço: Grátis

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.