Grupo de teatro promove o talento de atores com Down

0
3190
Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Nela estão dois atores com síndrome de Down, que integram a companhia de teatro. Eles estão dançando, no centro do palco, durante uma apresentação. Fim da descrição.
Grupo de teatro promove o talento de atores com Down (Foto: Divulgação)

Formado por atores com síndrome de Down, o Grupo Teatro Novo é dirigido pelo psicólogo Rubens Emerick Gripp, que desenvolveu durante 14 anos um trabalho de teatro com adolescentes e adultos na APAE de Niterói (RJ).

Em 1999, Ribens criou o Grupo Teatro Novo, uma companhia independente que atua com o objetivo de transmitir o valor da arte como instrumento do desenvolvimento de jovens com deficiência intelectual.

Com aproximadamente 70 alunos, o grupo apresenta peças de forma improvisada, o que faz de cada apresentação, única. Sempre, após as apresentações, os atores e direção interagem com o público.

“Queremos sensibilizar as empresas e seus funcionários para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desmistificar o estereótipo de uma arte sem estética e sem qualidade, que considera a pessoa com deficiência mais dependente, menos criativa, menos inteligente e incapaz para a arte, não podendo desempenhar um papel como ator. Inclusão significa promover o respeito ao próximo. As pessoas saem das peças sem o sentimento de pena, elas provocam uma mudança de olhar no público”, finaliza Rubens.

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.