Itens de UD adaptados podem deixar sua cozinha mais segura e acessível

0
844
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma caneca com um suporte adaptado. Fim da descrição.
Suportes para canecas dão a opção de uma alça adicional ao usuário (Foto: Divulgação)

Produtos de utilidade doméstica adaptados podem deixar a cozinha mais acessível e segura, além de dar independência para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Por conta das dificuldades motoras, pessoas com deficiência ou com doenças degenerativas, que tenham mobilidade reduzida, já podem ter mais praticidade e independência com alguns produtos de utilidades domésticas com adaptações, que estão surgindo no mercado.

Mais que facilitar a abertura de potes ou ajudar a segurar uma escumadeira, tais produtos podem devolver para muitos o prazer de preparar seus próprios alimentos, e até mesmo para comer sozinho.

 

Conheça alguns produtos de utilidade doméstica adaptados

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Um jogo de recipientes transparentes com tampa branca, que podem ser abertos com um simples toque. Fim da descrição.
Recipientes podem ser abertos e fechados com um toque (Foto: Divulgação)

Para quem tem dificuldades para utilizar as mãos, produtos com fácil abertura, como os recipientes da Canister podem ser abertos e fechados com um simples toque e são ideais para pessoas que não têm força para abrir ou fechar tampas de rosca, que exigem movimentos um pouco mais complexos como torcer ou girar, além de força física.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Um recipiente transparente com tampa branca, que pode ser aberta com um simples toque. Fim da descrição.
Os recipientes da Canister podem ser abertos e fechados com um simples toque (Foto: Divulgação)

Já para abrir os potes tradicionais, existe ainda um adaptador que facilita o movimento de abrir e fechar.

 

Preparo das refeições

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Uma tábua de cozinha com ventosas e faca anexada com dobradiça que permite o corte a 90 graus. Fim da descrição.
A tábua de cozinha com ventosas e faca (Foto: Divulgação)

Também estão no mercado, utensílios adaptados para facilitar a preparação das refeições, deixando esse momento mais seguro e prazeiroso. Entre os itens, destacamos a tábua de cozinha com ventosas para garantir sua fixação na mesa e com faca anexada com uma dobradiça pivô que permite o corte através de um arco de 90 graus. O design especial aumenta a segurança ao cortar o alimento para aumentar a independência na cozinha para as pessoas com o uso de uma mão, indivíduos com motor fino ou tremores.

Outra opção é a faca com lâmina curvada que permite um movimento de balanço, tornando as carnes de corte e legumes muito mais fácil.

Suporte para panelas evitam que elas se movam no fogão durante o preparo dos alimentos.


Comer e beber com segurança

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Uma caixa com diversos itens de UD adaptados. Fim da descrição.
kit Suitye Easyeat: talheres, suportes antiderrapantes e prato com tampa e borda de segurança (Foto: Divulgação)

Projetados para auxiliar a destreza e aumentar a independência e a segurança durante as refeições, os produtos de mesa da Suitye Easyeat são coloridos, ergonômicos e práticos. O kit vem com talheres de plástico leve e resistente e com adaptações nos cabos, facilitando o manuseio, além de suporte de duas alças, suporte antiderrapante para copo e prato especial antiderrapante, com tampa e borda de segurança. Quem precisa apenas de uma borda de segurança, pode contar com protetores de acrílico ou de aço inoxidável, que evitam que os alimentos sejam empurrados para fora do prato.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Um copo com adaptação. Fim da descrição.
O copo ganhou design especial para facilitar os mecanismos de deglutição e evitar vazamentos (Foto: Divulgação)

Outro produto é o copo desenhado especialmente para pessoas com dificuldades para engolir, que permite aos usuários manter o queixo em uma posição mais baixa, enquanto levam o copo até a boca, facilitando os mecanismos de deglutição, além de direcionar o líquido para o centro da boca, evitando que ele escape pelas laterais.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma caneca com adaptações. Fim da descrição.
Adaptações deixam as canecas mais seguras para pessoas com mobilidade reduzida (Foto: Divulgação)

Já para casos menos complexos existem ainda copos com tampa e abertura para canudos ou ainda suporte para copos e canecas, que dão a opção de uma alça adicional ao usuário.

Em talheres, também estão disponíveis produtos com cabos ergonômicos.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Xbox lança controle adaptado

. Hand Talk promove evento para discutir acessibilidade digital

Conheça a cadeira de rodas robótica

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.