Fundação Dorina distribui livros digitais para instituições

0
748
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A imagem tem fundo azul, e está escrito Daisy em letras brancas. Na lateral direita está o símbolo da Fundação Dorina: um círculo amarelo, sorrindo, com um óculos de sol. Fim da descrição.
Fundação Dorina vai distribuir livros digitais acessíveis para instituições (Imagem: Reprodução)

Fundação Dorina Nowill para Cegos vai distribuir livros digitais para instituições do estado de São Paulo. A ação, do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua secretaria da Cultura, é uma importante iniciativa pela democratização da leitura digital acessível.

Com patrocínio da White Martins e da Fox Conn, a distribuição integra o projeto Leitura Digital Acessível, e vai garantir a doação de 12 mil livros em formato Daisy (Digital Accessible Information System), para mil instituições paulistas, entre elas, bibliotecas, escolas públicas e projetos sociais.

Entre as obras que serão doadas estão títulos infantis, infantojuvenis, clássicos nacionais e internacionais, best-sellers e quadrinhos.

 

Leitura digital acessível

Pela primeira vez, os livros em formato acessível Daisy foram feitos com gravação de voz humana na leitura das obras, que são disponibilizadas em CDs, com mecanismo de busca por palavra-chave, notas de rodapé, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras.

 

Oficina de leitura inclusiva

Para que o formato acessível seja cada vez mais conhecido e difundido é preciso ir além da distribuição dos livros. Por isso, o projeto Leitura Digital Acessível inclui ainda a formação de 300 bibliotecários, professores e educadores das cidades de Araraquara, Bragança Paulista, Campinas, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. As oficinas ministradas pela equipe da Rede de Leitura da Fundação Dorina Nowill para Cegos são gratuitas.

A próxima oficina acontece no dia 28 de maio, das 14 às 18 horas, no SENAC Tiradentes, que fica na Avenida Tiradentes, no bairro da Luz, em São Paulo (SP). A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever no link: http://goo.gl/forms/JjN0cES9sJaNYx0Q2

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Cavaleiro e cavalo cegos se destacam no hipismo adaptado

. Edson Celulari interpreta empresário cego em novo filme

Extraordinário: 10 motivos para assistir o melhor filme do ano

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.