Menino lança livro que retrata universo de crianças com autismo

0
340
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O menino Pedro Paulo está ao lado de uma amiga do colégio, que segura seu livro e sorri. Fim da descrição.
Pedro Paulo lançou seu livro durante evento no colégio (Foto: Divulgação)

Pedro Paulo Troncoso Furtado tem apenas oito anos de idade, e muita criatividade para compartilhar com os amigos o universo de crianças com autismo. Isso porque, o menino escreveu e ilustrou um livro para mostrar os cinco sentidos de um garoto que, assim como ele, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Intitulado ‘Eu sou o PP’, o livro reúne 12 desenhos de Pedro Paulo, que foram selecionados por sua mãe, a arquiteta Marcia Troncoso, que contou com a ajuda da designer gráfica Maylena Clécia para produzir o livro, publicado pela Viva Editora.

 

O universo de crianças com autismo

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. O menino está com o rosto na capa do livro. O livro tem capa azul e uma abertura, onde é possível colocar o rosto. Ele está sorrindo. Fim da descrição.
Livro aborda universo do autismo (Fotos: Marcia Troncoso)

O autismo de Pedro Paulo foi diagnosticado, aos dois anos de idade. Segundo sua mãe, por não falar até os quatro anos, o menino tinha no desenho uma forma de comunicação com as pessoas.

E foi assim, rabiscando e colorindo, que PP compartilhou um pouco de como vê o mundo. as imagens estão acompanhadas de frases escritas pelo próprio artista.

 

Entenda o autismo

O autismo foi descrito, pela primeira vez, em 1943, no entanto, ainda existem muitas questões para fechar o diagnóstico. Entre as características do transtorno, podemos considerar que o autismo atinge, de forma bastante específica, a comunicação e a interação social. Além disso, são comuns comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.

De acordo com informações da Associação Amigos do Autista, a noção de espectro do autismo foi descrita por Lorna Wing, em 1988, e sugere que as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo.

Desta forma, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social, e no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e bizarra, e sem movimentos repetitivos tão evidentes.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Pessoas com autismo no mercado de trabalho

Marcos Mion mobiliza a internet com relato sobre autismo

Jovem com autismo lança livro infantil

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here