Lápis de Seda: Conheça a cia. de dança que discute a inclusão

0
1358
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os integrantes da Cia. de Dança Lápis de Seda. Na foto estão treze pessoas com e sem deficiência. Fim da descrição.
Os integrantes da Cia. de Dança Lápis de Seda (Foto: Cristiano Prim)

Idealizada pelo Baobah Novas Formas de Inteligência, em 2014, a Companhia de Dança Lápis de Seda aposta na valorização das diferenças individuais para discutir a inclusão. Por isso, você precisa conhecer o trabalho desse grupo incrível, de Florianópolis (SC).

 

A Cia. de Dança Lápis de Seda

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os bailarinos Roberta e Deivid durante apresentação da Cia. de Dança Lápis de Seda. Eles usam roupas vermelhas e estão em um palco, com fundo preto, fazendo uma coreografia. Fim da descrição.
Os bailarinos Roberta e Deivid, durante apresentação da Cia. de Dança Lápis de Seda (Foto: Cristiano Prim)

Formada por dez bailarinos, seis deles com deficiência intelectual e/ou motora, com idade entre 20 e 40 anos, a Cia. de Dança Lápis de Seda é dirigida pela coreógrafa Ana Luiza Ciscato, profissional que aproveita as múltiplas experiências que abrangem o balé clássico, a dança contemporânea, a afro, a técnica de danceability e o teatro, para trabalhar a inclusão e fortalecer o desenvolvimento de aptidões, profissionalizando seus bailarinos.

Ainda com um repertório pequeno, o grupo conta com duas produções: Convite ao olhar e Será que é de éter?.

No entanto, em apenas três anos de atuação, são muitos os motivos para comemorar, já que eles vêm conquistando excelentes resultados no circuito de dança contemporânea, em todo o Brasil e em Londres.

Isso porque o grupo já fez apresentações na capital da Inglaterra e nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), além das cidades catarinenses. Em todas as apresentações, a Cia. de Dança busca ampliar as ressonâncias de suas ações para levantar a discussão sobre inclusão e diversidade.

 

Apresentação gratuita

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os integrantes da Cia. de Dança Lápis de Seda. Na foto estão treze pessoas com e sem deficiência. Fim da descrição.
Os integrantes da Cia. de Dança Lápis de Seda (Foto: Cristiano Prim)

Nesta quinta-feira, 12 de abril, a Cia. de Dança Lápis de Seda realiza duas apresentações gratuitas de Será que É de Éter?, em Florianópolis. As apresentações serão realizadas às 15 e às 20 horas, e o Teatro Ademir Rosa fica na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, no bairro Agronômica. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-2685.

 

Será que É de Éter?

A produção parte do universo criativo de Chico Buarque, mestre na arte de enaltecer o homem comum. O espetáculo contrapõe a imagem de uma multidão de faces anônimas e individualidades perdidas.

Ao invés das semelhanças, a descoberta de outros lugares de aceitação, a crença de formas singulares de convivência coletiva, o desejo de pertencimento e de encontro com o sem igual.

Criação coreográfica colaborativa, a partir de movimentações trazidas pelos bailarinos, a partilha de vida e cotidiano carregados de inquietações e poesia, a revelação de como se enquadram anonimamente na multidão e se libertam das amarras por meio da dança.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Calendário tem renda revertida ao treinamento de cães-guias

. Museu de Curitiba recebe exposição tátil

. Equipe de Power Soccer busca jogadores e apoio financeiro

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.