Entenda qual o papel do profissional de educação física na equoterapia

0
1481
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Um rapaz está deitado no dorso de um cavalo branco. Ao lado do cavalo, dois profissionais, dão apoio ao rapaz. Fim da descrição.
Conheça as funcionalidades do profissional de educação física na equoterapia (Foto: Augusto Moraes)

Por: Eliane Baatsch

A educação física é um conjunto de atividades físicas planejadas, estruturadas e reestrututadas, explorando a capacidade física e a aplicação de seu movimento, com o intuito de melhorar a saúde e o condicionamento físico de seu praticante através de exercícios e atividades corporais. Existe um órgão responsável pela fiscalização a fim de verificação de irregularidades praticadas pela administração do estabelecimento ou pelos profissionais de educação física, além da regulamentação da profissão, que no Estado de São Paulo se chama CREF4-SP, e no país o Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Mas, você sabe qual o papel do profissional de educação física na equoterapia?

O profissional de educação física atua em vários segmentos profissionais como em academias, instituições, clubes, escolas, técnicos voltados aos esportes e em segmentos particulares como o personal trainer. Sua atuação é voltada a atividades físicas direcionadas, exercícios motores com segurança, ensinar, corrigir e educar movimentos, desenvolver habilidades, coordenar programas recreativos e esportivos, contudo para a melhora da saúde e qualidade de vida das pessoas.

O profissional de educação física é muito querido pelos alunos, nas escolas, na disciplina de educação física e nos clubes, na iniciação e estruturação de esportes. Além de ser procurado nas academias para treinos específicos para a melhora da qualidade de vida das pessoas.

A área de atuação do profissional de educação física abrange desde os segmentos educacionais, empresariais e em terapêuticos. É um profissional importante na adaptação de esportes, exercícios e jogos voltados às pessoas com deficiência.

Muitas instituições têm em suas equipes de habilitação e reabilitação terapêutica para as pessoas com deficiência, o profissional de educação física, que se tornou importante mediante ao trabalho adaptado desenvolvido.

 

A atuação do profissional de educação física na equoterapia

O profissional de educação física, além de suas características amplas no direcionamento de várias técnicas voltadas aos exercícios físicos, melhora da saúde e qualidade de vida das pessoas, também é um profissional importante no setting terapêutico da equoterapia.

Em sua atuação, direciona enfoques de habilitação e reabilitação com o intuito de avanços nos objetivos interdisciplinares voltados às pessoas com deficiência, nas sessões de equoterapia. Contudo, otimiza o processo educacional de aprendizagem motoras, sendo um integrante essencial na equipe devido a sua amplitude de especificações e contribuições nas propostas equoterápicas.

 

Confira 11 formas de atuação do profissional de educação física na equoterapia

  1. Adaptar exercícios motores e jogos de acordo com o prognóstico da pessoa com deficiência;
  2. Estimular o desenvolvimento das potencialidades do praticante na equoterapia;
  3. Auxiliar no processo de construção de habilidades para a melhora da rotina diária e atividade de vida diária (AVDs);
  4. Criar condições essenciais na formação do indivíduo;
  5. Planejar atividades lúdicas e jogos adaptados na equoterapia com o cunho de aprendizagem motora e cognitiva;
  6. Promover para a equipe de equoterapia exercícios que melhorem o condicionamento físico, orientação do movimento motor e melhora da qualidade de trabalho;
  7. Organizar adaptações de materiais equoterápicos nos circuitos, jogos e iniciação do pré-esportivo e esportivo;
  8. Participar na triagem dos novos praticantes de equoterapia nas avaliações físicas e nos objetivos interdicisplinares;
  9. Propiciar a construção da consciência postural e corporal do praticante;
  10. Buscar exercícios que não acentuem a frustração do praticante e sim o desenvolvimento de novas habilidades;
  11. Profissional importante no programa de educação e reeducação na equoterapia.

 

“A equoterapia é um universo amplo de adaptações, organizações e planejamentos. A melhora da saúde e o desenvolvimento de novas habilidades são importantes na construção do processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, sendo assim o profissional de educação física apresenta um papel importante no setting terapêutico, porque auxilia no processo de descobrimento e reconstrução do praticante em suas potencialidades.”

 

Contribuições: André Amaral, Fernando Borba, Vanessa Kelli Melo e equipe de equoterapia da Hípica Santa Terezinha

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Saiba qual a importância do psicólogo na equoterapia

Conheça a atuação do fisioterapeuta na equoterapia

O papel do pedagogo e do psicopedagogo na equoterapia

 

 

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.