É preciso renovar a esperança diariamente

0
1214
Descrição da imagem #PraCegoVer: Um menino, visto de cima. Ele está olhando para a frente e suas mãos estão abertas, em cima de um coração vermelho de papel. Fim da descrição.
Gigante Leo conta como renovar as esperanças em tempos difíceis (Foto: Anna Kolosyuk/Unsplash)

Por: Gigante Leo

Sou carioca da gema e – como é nacionalmente sabido – minha cidade tem passado por dias complicados, sobretudo no que diz respeito à segurança. Obviamente esse não é ‘um privilégio’ do Rio de Janeiro e sim, infelizmente, um panorama nacional. Mas não é sobre isso que eu gostaria de falar. Quero falar sobre renovar a esperança.

Devido a esse cenário perturbador, recentemente passei por um período de grande estresse, medo e insegurança. Tentei a todo custo mudar do bairro onde moro e ir para uma região que fosse menos violenta, porém a realidade da situação financeira familiar não permitiu que esse desejo se concretizasse. Desta forma, passei a acordar e dormir tenso, e muito estressado. Imediatamente, descobri que essa situação não estava legal e alguma coisa deveria ser feita. Foi aí que me dei conta que a mudança deveria começar de dentro. Sim, de dentro.

Obviamente que, por mais meditação, terapia ou exercícios que eu praticasse para obter mais calma e tranquilidade, não mudaria a realidade a minha volta, como não mudou. A violência e a insegurança continuam batendo à porta. A necessidade de ficar atento no trânsito, ao entrar e sair de casa, de não ‘dar mole’ com celular na rua, entre outros, não pode ser deixada de lado, mas no fundo algo mudou sim.

Assim como no filme ‘A vida é bela’, é possível mudar a nossa relação com a realidade e torná-la mais leve e melhor, mudando de fato a própria realidade. Assim devemos sempre agir.

Quantas vezes não passamos por momentos de desânimo? Sobretudo nós que temos mais dificuldades de realizar algumas coisas devido às nossas necessidades diferenciadas, nós que somos conhecidos como ‘Portadores de Necessidades Especiais’. Nem sempre é fácil ter forças para encarar os desafios diários, muitas vezes ainda somos desestimulados a superá-los. Por isso é necessário renovar a esperança em você diariamente. Aí está o grande ‘pulo do gato’ que irá diferenciar aquelas pessoas realizadas das demais.

Ser uma pessoa realizada não quer dizer necessariamente que você irá conseguir realizar todos os seus sonhos, mas sim que você foi capaz de renovar todo dia a esperança de continuar na caminhada deste sonho.

Ninguém poderá fazer isso por você, por mais amor que uma pessoa possa ter por você. Incentivos, companheirismo e apoios são muito importantes para todos nós. Mas somente você poderá acreditar em você mesmo, independente da crença dos demais.

Não importa que sonho seja esse: conseguir dar um simples passo sozinho, comer sem ajuda de ninguém, dirigir um carro adaptado, ser ator/atriz, fazer uma novela, lançar um livro, ser policial, bombeiro ou detetive, fazer pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ser um atleta, ser cantor/cantora, ser repórter, enfim, o mais importante é você acreditar nele e renovar suas forças e ânimo para conquistá-lo. Renovar a esperança.

Porque mesmo que você não consiga concretizar todos os seus sonhos, certamente toda a caminhada realizada na esperança lhe preencherá de forças e alegrias, possibilitando até visualizar novos caminhos e oportunidades – talvez ainda mais interessantes – que no começo da estrada você não conseguia enxergar.

Se você optar por se deixar levar pelo cansaço e pelo desânimo, não renovando a esperança em si diariamente, você certamente ficará estagnado no caminho, perdendo assim as diversas oportunidades e surpresas que a caminhada poderá lhe proporcionar.

Por isso, acorde todo dia e sorria para você no espelho. Não dê tanto peso aos seus problemas e suas limitações. Sorria. Busque as coisas boas que lhe rodeiam. Renove suas esperanças e aproveite as novidades que a caminhada lhe proporcionará.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Combate ao preconceito à pessoa com nanismo

A maldição do coitadinho

Somos todos iguais, com dificuldades diferentes

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.