Filmes sobre língua de sinais em evidência no Oscar 2018

0
6649
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Cena do filme A forma da água. Na imagem, a protagonista, que não fala, está fazendo o sinal da letra F na língua de sinais. Fim da descrição.
A atriz Sally Hawkins durante cena do filme A forma da água (Foto: Divulgação)

Nesta semana, durante a 90ª edição do Oscar, maior premiação do cinema mundial, tivemos momentos especiais que promoveram a inclusão, com destaque para dois filmes que evidenciam a língua de sinais.

 

 Língua de sinais em evidência

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Cena do filme A forma da água. Na imagem, a protagonista está abraçando o ser aquático, dentro da água. Fim da descrição.
Cena do filme A forma da água, grande vencedor do Oscar 2018 (Foto: Divulgação)

O longa A forma da água, grande vencedor do Oscar 2018, tem como protagonista uma mulher que não fala e se comunica por meio da língua de sinais. No filme, ela vive um romance com um ser, de outra espécie, a quem ensina a língua de sinais (mostrando que as diferenças estão aí para serem superadas).

Outra questão sobre o longa, de Guillermo del Toro, que vale destacar, é que o fato de ela não falar, não a impede de se comunicar, de forma plena, com as pessoas, e isso faz do filme uma obra maravilhosa, que merece ser vista por todos!

Além do prêmio de Melhor Filme, o longa conquistou ainda as estatuetas de Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.

 

Assista ao trailer do filme A forma da água!

 

Discurso na língua de sinais 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Cena do curta-metragem The silent child. Na imagem, uma menina, loira, está sentada em um banco de praça, ao lado de uma mulher morena, de pele clara. Elas conversam por meio de sinais. Fim da descrição.
Cena do filme The silent child, vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem (Foto: Divulgação)

Outro destaque da noite do Oscar, teve como protagonista a roteirista Rachel Shenton, de The silent child, filme dirigido por Chris Overton, que conta a história de uma menina surda que vivia em um mundo silencioso até aprender a língua de sinais com uma assistente social, e que conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem.

Ao receber a estatueta, Rachel chamou a atenção para a questão da deficiência auditiva no mundo e para a exclusão ocasionada pela falta de informação sobre surdez, ao fazer seu discurso na língua de sinais. Na ocasião, ela falou sobre as milhares de crianças que passam pela mesma situação que a protagonista do curta.

Confira o discurso de Rachel (com legendas em inglês):

 

Veja o trailer do curta-metragem The silent child:

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Filmes sobre deficiência física que você precisa assistir

. Extraordinário: 10 motivos para assistir o melhor filme do ano

. Altas expectativas: Filme trata inclusão de forma inteligente

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.