Congresso Nacional se ilumina no Dia Mundial das Doenças Raras

0
1343
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O Congresso Nacional, durante a noite, iluminado com as cores verde, rosa, azul e roxo, em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras. Fim da descrição.
Congresso Nacional iluminado pelo Dia Mundial das Doenças Raras (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta semana, em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado no dia 28 de fevereiro, o Congresso Nacional ganhou iluminação especial em suas cúpulas e nos dois anexos principais do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

A iluminação, nas cores verde, rosa, azul e roxo, tem como proposta conscientizar a população sobre a importância de darmos atenção às doenças raras, bem como buscar assegurar os direitos das pessoas com estas doenças.

 

Dia Mundial das Doenças Raras

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, uma doença é definida como rara quando afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos ou 1,3 pessoas para cada 2 mil indivíduos, e são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de acordo com cada indivíduo acometido pela mesma condição.

Não existe um número exato de doenças raras. No entanto, estimativas apontam que podem existir até 8 mil tipos diferentes de doenças, sendo que 80% delas decorrem de fatores genéticos e as demais advêm de causas ambientais, infecciosas e imunológicas. Em geral, as doenças raras são crônicas, progressivas, degenerativas e incapacitantes, sendo que, muitas delas, não têm cura.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Conheça os sinais e tratamentos da Apraxia de Fala

. Extraordinário: 10 motivos para assistir o melhor filme do ano

Estrela mirim revela ter deficiência e surpreende fãs

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.