FENEIS São Paulo: 20 anos em defesa da comunidade surda paulista

0
1336
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. O diretor da Feneis São Paulo, Neivaldo Zovico, durante evento de 20 anos da entidade. Neivaldo é um homem moreno, com cabelos grisalhos e usa óculos. Ele está usando uma camisa social. Ao fundo, está um slide sobre o aniversário da Feneis. Fim da descrição.
O diretor da Feneis de São Paulo, Neivaldo Zovico (Foto: Divulgação)

Por: Neivaldo Zovico

A FENEIS de São Paulo é vinculada à Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, e é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atua há 20 anos em defesa da comunidade surda na capital paulista.

Filiada à Federação Mundial dos Surdos, a FENEIS conta com uma rede de seis Administrações Regionais, incluindo a FENEIS de São Paulo, as quais estão encarregadas de desenvolver diversas ações, especialmente educativas, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

O objetivo da FENEIS é defender os direitos da comunidade surda junto a órgãos públicos e privados para garantir essas condições de igualdade.

 

A FENEIS e a comunidade surda

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo da Feneis, estilizado em branco e dourado. Ao fundo vemos o mapa do Brasil, em dourado. Em primeiro plano, duas mãos estão entrelaçadas, formando o sinal da Feneis. Fim da descrição.
Segundo o IBGE, no Brasil há 9,7 milhões de surdos, que vêm lutando pela eliminação das barreiras de comunicação e reconhecimento de seus direitos.

Uma de suas principais bandeiras é o reconhecimento da cultura surda, especialmente através da propagação da Língua de Sinais e de sua recepção no mercado de trabalho. Igualmente, busca a colocação dos trabalhadores surdos em cargos de maior prestígio e destaque junto à sociedade, através da evidenciação das competências desses profissionais.

 

O papel da FENEIS de São Paulo

Descrição da imagem #PraCegoVer: Logo da Feneis de São Paulo. Fim da descrição.A FENEIS de São Paulo foi fundada no dia 25 de abril de 1997, e fui convidado a ser diretor voluntário pelo presidente da FENEIS Nacional, Francisco Rocha.

Ao longo dos anos, a FENEIS inovou ao introduzir novos modelos de ação na comunidade surda brasileira, sublinhando na década de 2010, a educação como pressuposto para a transformação social.

Dentre os trabalhos, estão a divulgação da Libras; o aperfeiçoamento e aprimoramento dos estudos sobre tradução e interpretação – Libras Português; a inserção no mercado profissional; a conscientização da sociedade a respeito da comunidade surda; e projetos voltados à qualidade de Ensino e Educação dos surdos e à defesa dos direitos destes cidadãos.

São atendidos pela FENEIS: pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva; professores de Libras; pesquisadores; familiares de surdos; instituições; organizações governamentais e não-governamentais; profissionais da área; e demais interessados.

A FENEIS de São Paulo também promove cursos, palestras e oferece consultorias, tendo como metas fundamentais, a difusão da Libras, o apoio às tecnologias desenvolvidas a favor dos surdos e a realização de ações que visam ao desenvolvimento e a inclusão social.

 

A comunidade surda e a Lei Brasileira de Inclusão

Com a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, criou-se um estatuto da pessoa com deficiência, que regulamenta a acessibilidade de comunicação, ou seja, a comunicação visual em todos lugares públicos e privados para que os surdos sejam respeitados em seus direitos.

A FENEIS de São Paulo trabalha pela integração dos surdos na sociedade ouvinte, oferecendo cursos voltados tanto à comunidade surda quanto às pessoas ouvintes.

Acreditamos que assim, com atenção e preparo de todos os públicos envolvidos, conseguiremos realizar com sucesso essa integração.

A FENEIS de São Paulo oferece os seguintes cursos:

  • Língua de Sinais – Libras;
  • Instrutor de Ensino de Libras;
  • Libras para Solução Corporativa;
  • Tradutores e Intérpretes de Libras;
  • Português para Surdos.

Além dos cursos, a FENEIS promove palestras para divulgação da comunidade surda, bem como oferece consultoria para grupos, organizações e empresas, que querem garantir a inclusão de surdos. Confira os temas:

  • Palestra de conscientização, sensibilização, comunicação e acessibilidade;
  • Palestra de serviços de Intérpretes de Libras, com atendimento em faculdades, seminários, fóruns, empresas e feiras;
  • Consultoria de Acessibilidade de Comunicação Visual;
  • Consultoria de Educação Bilíngue para Surdos e Ouvintes.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Conheça os sinais e tratamentos da ataxia de fala

. Universitários conquistam prêmio com TCC inclusivo

. Estudantes criam app para motoristas com deficiência

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here