Memorial da Inclusão resgata lutas e conquistas das pessoas com deficiência

0
1183
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Parte do acervo do Memorial da Inclusão, disponibilizada em paineis brancos. Fim da descrição.
Memorial foi idealizado para mostrar lutas e conquistas das pessoas com deficiência no Brasil (Foto: Divulgação)

Muita gente que hoje vê uma calçada com rampas, ou ainda, informações em braile no elevador, não sabe que cada adaptação foi conquistada com muita luta por pessoas com deficiência. Para prestar uma homenagem a essas pessoas, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo inaugurou, há sete anos, o Memorial da Inclusão.

Um espaço 100% dedicado à história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, o Memorial da Inclusão foi inaugurado em dezembro de 2010, na sede da secretaria, que fica no Memorial da América Latina.

 

Acervo do Memorial da Inclusão

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Parte do acervo do Memorial da Inclusão, disponibilizada em paineis brancos. Fim da descrição.
Memorial conta com mostra permanente sobre a evolução das pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

Segundo a curadora do espaço, Elza Ambrósio, o Memorial reúne o maior acervo de documentos e dados sobre deficiências do país, que podem ser consultados na mostra permanente do espaço, por meio de painéis que contam a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, ao longo dos anos, em 12 ambientes, com diversas temáticas relacionadas ao assunto.

O Memorial da Inclusão conta ainda com uma programação de mostras temporárias, durante todo o ano.

 

Centro de referências à inclusão

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Fachada do prédio do Memorial da Inclusão. O prédio tem formato circular, e é pintado de preto, com detalhes na cor branca. Fim da descrição.
Memorial funciona no prédio da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Foto: Divulgação)

Por se tratar de um espaço dedicado à inclusão, o Memorial dispõe de todos os recursos de acessibilidade necessários para garantir que pessoas com as mais variadas deficiências possam conhecer seu acervo.

O espaço conta com piso podo-tátil, legendas em braile e audiodescrição para as obras, legendas e ampliação de fonte nos vídeos exibidos, além de disponibilizar monitores para atender pessoas com deficiência auditiva.

 

Visita a distância

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Parte do acervo do Memorial da Inclusão, disponibilizada em paineis brancos. Fim da descrição.
Espaço pode ser visitado, de forma virtual, por pessoas de qualquer parte do mundo (Foto: Divulgação)

Idealizado com o objetivo de reunir documentos que registram a luta das pessoas com deficiência pela inclusão, o Memorial pode ser visitado por pessoas de qualquer parte do mundo.

Isso porque o site do Memorial da Inclusão propõe aos interessados, uma visita online, que faz com que os internautas sintam-se dentro do Memorial.

 

Conheça o Memorial da Inclusão:

O Memorial da Inclusão fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, no Portão 10, ao lado do metrô Barra Funda, em São Paulo, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, sendo que visitas monitoradas devem ser agendadas pelo e-mail: [email protected].

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Museu estimula as crianças por meio da arte

. Idosos ganham espaço no museu

. Disney lança show tátil de fogos de artifícios

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here