Conheça as 8 características do bom gestor do ensino

0
1539
Descrição da imagem #PraTodosVerem: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Um grupo de alunos em uma sala de aula. Eles estão sentados em uma mesa, e a professora está entre eles, os orientando sobre uma atividade. Fim da descrição.
Confira as dicas para se destacar na gestão da sala de aula (Foto: Pixabay)

Por: Zilanda Souza*

Falamos tanto em aprendizagem e suas dificuldades, que às vezes não tratamos com igualdade de importância a atuação do gestor do ensino que é primordial para se alcançar a aprendizagem.

Tudo que falamos, ao longo dos anos, e que acompanho meus colegas médicos e terapeutas compartilhando, fundamenta nosso olhar sobre características, causas, sintomas, tratamento e aprendizagem das crianças com transtornos ou síndromes.

Essa é uma importante fatia do processo, mas não compreende sua plenitude. Conhecer sobre transtornos não garante o sucesso do ensino.

 

A importância do gestor do ensino

Conhecer sobre os transtornos não forma a prática do ensino do professor, embora seja uma contribuição relevante que devemos perseguir.

A prática do ensino se constrói na integração teórica e prática de conhecimentos neurocientíficos (estudo do sistema nervoso), psicológicos (emoção e comportamento), pedagógicos (ensino, currículo e didática).

É necessário reconstruir a identidade do professor que deve ultrapassar o fazer da ensinagem para então assumir o papel de gestor educacional. Sim, um professor gestor do processo de ensino, que seja capaz de fazer a integração dos conhecimentos aqui citados.

Mas, você sabe quais são as características de um professor gestor do ensino? Para te ajudar, selecionei algumas características que considero serem fundamentais para o êxito de um bom gestor do ensino!

 

Características do gestor do ensino

1) Conhecedor do funcionamento neurobiológico da faixa etária para qual trabalha;

2) Conhecedor das habilidades e dificuldades de seus alunos;

3) Interessado e empenhado na causa da inclusão educacional;

4) Articulador de grupos de apoio na sala de aula, que integram as habilidades e as dificuldades da turma;

5) Profissional atualizado em conhecimentos científicos que envolvem o ensino e a aprendizagem;

6) Profissional organizado em seus objetivos diários, com bom manejo de tempo e capacidade de antecipação. Prevê riscos e age de forma preventiva. Seleciona com maestria os conhecimentos: importantes para a vida, o acadêmico e o complementar;

7) Reorganizador da geografia da sala de aula. Para ele, não cabe mais o ensino do púlpito, do quadro, do data show e da sua mesa. O ensino permeia os grupos de apoio, as aulas em campo e as assembleias de exposição de compreensão. O professor gestor aproxima o ensino do aprendente;

8) Considera o currículo e os livros como seus servos para poder servir seus alunos com eficiência.

 

E então? Quantos professores gestores do ensino tem em sua escola? Como ajudar seus colegas a desempenhar bem essa função? Promova uma rede de apoio entre os professores e colabore na construção dessa identidade entre os docentes.

Quer estudar comigo, no Espaço Vida, sobre Neurociência e a gestão do ensino na sala de aula inclusiva? Entre em contato comigo, pelo e-mail:secretaria.espacovida@outlook.com e sabia mais sobre o curso!

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia, doutoranda em Saúde Coletiva. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica e doutoranda em saúde coletiva. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. A escola que espero para meu filho e a família que a escola espera

. 7 perguntas e uma resposta: progressão ou retenção no ano escolar

. O plano de desenvolvimento escolar das crianças com autismo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.