A escola que eu espero para o meu filho e a família que a escola espera para o seu aluno

0
5154
Descrição da imagem #PraTodosVerem: A imagem está no formato retangular, na horizontal. Três crianças estão na sala da aula. Em destaque vemos uma menina sorrindo. Atrás dela estão outra menina e um menino. Fim da descrição.
Saiba como garantir um ano escolar melhor para todos (Foto: Freepik.com)

Por: Zilanda Souza*

Ano novo e a tudo se renova. Nos sentimos recomeçando em todas as áreas. Um novo ano letivo guarda muitas expectativas. Desde o manusear dos materiais escolares novinhos e cheirosos até conhecer a professora nova e a sala onde os nossos pequenos vão estudar. Um mundo de sonhos e novas expectativas, como: qual a escola que eu espero para o meu filho e a família que a escola espera para o seu aluno!

Eu gostaria de refletir junto com você sobre a ‘expectativa estendida’. Afinal, não somos apenas nós a termos expectativas sobre a educação dos nossos filhos. Todos os envolvidos no processo tendem a ter expectativas também: professores, alunos, direção escolar e família. Todos estão envolvidos em expectativas de sucesso, desenvolvimento e benefícios.

Que tal então compartilharmos nossas expectativas? Essa é uma boa pauta de reunião, uma vez que é uma grande oportunidade de conhecer a expectativa do professor do seu filho em relação a sua participação na vida escolar e em contrapartida, você poderá se expressar sobre suas expectativas em relação ao ensino, ao engajamento e cuidados com o seu filho.

Nós temos a tendência de acreditar que o novo ano sempre será melhor. Porém esse pensamento positivo não garante que o ano realmente seja melhor. É preciso se organizar e buscar ações que viabilizem um ano escolar melhor para os nossos filhos. O que fazer então?

 

Como garantir um ano escolar melhor para todos?

Separei para vocês algumas instruções que podem garantir um ano escolar melhor para todos. Confira a seguir:

  • Analise sua agenda. Converse com o seu parceiro sobre como vão acompanhar a vida escolar do filho. Vocês vão dividir essa tarefa? Como pretendem fazer isso? Quais dias e horários vocês utilizarão para fazer esse acompanhamento?
  • Participe da primeira reunião na escola do seu filho. Não abra mão disso. Busque conhecer quais são as expectativas do professor. O que ele espera de vocês enquanto pais e participantes da educação?
  • Conheça a forma de comunicação escolhida pela escola. Pesquise sobre o sistema de dever de casa, avaliações e trabalhos. Saiba sobre os procedimentos adotados pela escola em caso de dificuldades sociais ou de aprendizado. Anote a agenda de reuniões.
  • Por fim, apresente ao professor do seu filho suas expectativas também. O que você espera desse ano como processo de ensino para o seu filho? Do que você sentiu falta no ano anterior e que você espera encontrar nesse ano? Faça desse momento, um momento de cumplicidade entre família e escola. Parceria e vínculos afetivos são fundamentais para um trabalho de alta qualidade.

 

Agora lembre-se: o trabalho do professor é coletivo, enquanto que o trabalho da família é mais exclusivo. Portanto, é possível que a família possa ajudar a monitorar os sinais de dificuldades e alertar o professor. Então aí vai mais uma sugestão!

Use um Cartão de Habilidades e Dificuldades nos momentos em que você reservar para estudar com seu filho ou conversar com ele sobre a escola. O cartão tem dois objetivos:

1) Provocar a autorregulação da criança em relação a sua vida escolar. Saber relatar o que aprendeu e o que não aprendeu é um passo importante para prevenir dificuldades e se conhecer melhor.

2) Promover interação, confiança e vínculo afetivo entre pais e filhos dentro dos aspectos da aprendizagem. Falar sobre dificuldades deve ser simples e fácil nos contextos familiares.

 

Não é um bom sinal, quando nossos filhos não conseguem conversar conosco sobre suas dificuldades. Sinais de medo e vergonha, indicam que algo está errado.

 

Utilize o cartão como uma forma de valorizar o aprendizado do seu filho e monitorar os avanços das dificuldades que ele encontra durante o processo. Dificuldades são relatadas para a busca de soluções e alternativas. Evite ficar lamentando ou evidenciando o que a criança não aprendeu. Procure engajá-la na busca por resolver os problemas com calma e tranquilidade.

Caso a dificuldade persista, converse com o professor do seu filho e pensem juntos na possibilidade de buscar ajuda profissional.

A seguir, deixo um modelo de Cartão de Habilidades e Dificuldades para vocês usarem nesse novo ano, façam dele um bonito diário de experiências que envolvam esforços, conquistas e superações. Ele pode se transformar num registro de vida do seu filho que poderá marcá-lo positivamente durante toda a vida escolar. Também poderá construir memórias sobre o fortalecimento da sua relação com seu filho: as melhores conversas, relatos mais emocionantes, broncas e gargalhadas. Aproveite o cheirinho de ano novo, as expectativas compartilhadas para construir boas ações que conduzirão o processo de aprendizagem de seu filho.

Feliz 2018!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CARTÃO DE HABILIDADES E DIFICULDADES

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia, doutoranda em Saúde Coletiva. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica e doutoranda em saúde coletiva. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Meu filho não sabe esperar, como posso ajudá-lo?

. 7 perguntas e uma resposta: progressão ou retenção no ano escolar

. O plano de desenvolvimento escolar das crianças com autismo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here