Universitários conquistam prêmio com TCC inclusivo

0
265
Descrição da imagem #PraTodosVerem: Imagem no formato retangular, na horizontal. Os universitários Matheus e Tiago. Eles estão ao lado de um computador, com a tela do programa premiado. Fim da descrição.
Os universitários Matheus e Tiago (Foto: Divulgação)

Os universitários Tiago de Oliveira Barantini e Matheus da Silva Kruger, estudantes dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Fatec Itu, conquistam prêmio com TCC inclusivo.

Há dois anos, os jovens vêm desenvolvendo um sistema para ajudar pessoas com deficiência auditiva a usar a internet. Com isso, eles criaram um aplicativo para celular, mas, eles perceberam que o app não tinha uma aplicação real na vida das pessoas com deficiência.

A partir disso, eles decidiram criar um modelo de API (Interface de Programação de Aplicativos), que funciona como se fosse um banco de dados com recursos que o programador pode utilizar no próprio sistema. “Nossa ideia era ter uma ferramenta que pudesse integrar em qualquer sistema, não só em um aplicativo que a gente criasse”.

Para começar o projeto, foram feitas várias pesquisas com assistidos da Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS). “Primeiro, nós demos um texto para eles sem introdução nenhuma, com português normal. Depois a gente trouxe a aplicação e vimos que teve um aumento de 57,3% no entendimento do texto. Aí a gente percebeu mesmo que o software ajuda bastante”, conta Tiago.

O projeto rendeu aos universitários o Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

. Estrela mirim revela ter deficiência auditiva e surpreende os fãs

. Comercial promove inclusão com modelo surda

. APAE DE SÃO PAULO conquista prêmio

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here