Coleção promove inclusão por meio da leitura

0
1953
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A escritora Sharlene Serra com alunos de uma escola. As crianças estão segurando os livros da Coleção Incluir. Fim da descrição.
Sharlene e as crianças durante lançamento da Coleção Incluir (Foto: Divulgação)

Para quem ainda não conhece, a Coleção Incluir é uma série de livros maravilhosos e super fofinhos, que promove inclusão por meio da leitura. Criada pela escritora maranhense Sharlene Serra, a coleção é composta por cinco livros.

Sharlene, que é pedagoga, palestrante, designer e especialista em educação inclusiva, tem dois livros em fase de finalização, com lançamento previsto para 2018, que vão abordar temas como o autismo e a paralisia cerebral.

Em 2017, a escritora participou, como convidada, de duas Bienais do Livro (Ceará e Pernambuco), para apresentar sua coleção. Ela também marcou presença em outros eventos importantes nacionais, como o Festival de Literatura de Paço do Lumiar, onde foi uma das homenageadas com o prêmio Amiga da Leitura, em reconhecimento pelo trabalho em prol dos livros.

Coleção Incluir

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Montagem com as capas dos livros da Coleção Incluir. Fim da descrição.
Livros da Coleção Incluir (Foto: Reprodução)

A coleção é composta por livros que têm como objetivo a educação inclusiva, por meio da leitura, para que as crianças, com e sem deficiência, possam aprender sobre as diferenças, estimulando, principalmente sobre a importância da acessibilidade atitudinal. Confira a seguir os títulos:

. Olhando com Ritinha aborda a forma como a aprendizagem da pessoa com deficiência visual e apresenta a forma de ver com outros sentidos, além de destacar a importância do braile;

. Ouvindo com Vitória nos faz aprender que mesmo em silêncio podemos nos comunicar e assim ouvir o som da inclusão;

. Caminhando com Paulo conta a história de um menino cadeirante, que faz uma mobilização para tornar sua cidade mais acessível;

. Aprendendo com Biel aborda a síndrome de Down, mostrando a escola como espaço ideal para o resgate de aceitação e eliminação de preconceitos;

. O Livro Diário Mágico aborda sobre abuso infantil e serve como uma ferramenta de proteção as crianças.

 

 

Outras notícias sobre Educação

. Braille Bricks: conheça os blocos de montar inclusivos

. Jovem com autismo lança livro infantil

. Espaço Vida promove curso de imersão em neurociência

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.