APAE DE SÃO PAULO apresenta sala de Integração Sensorial

0
278
Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. A sala de Integração Sensorial da APAE DE SÃO PAULO. Fim da descrição.
Sala de Integração Sensorial da APAE DE SÃO PAULO vai atender crianças com deficiência intelectual e transtornos (Foto: Divulgação)

A APAE DE SÃO PAULO possui uma sala de Integração Sensorial, que reúne em um único ambiente diversos equipamentos projetados para o estímulo dos sentidos. O espaço é projetado para atender crianças com idade entre dois e 12​ anos, com suspeita ou diagnóstico de deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista ou sinais de Transtorno do Processamento Sensorial. ​​​​

Além de auxiliar crianças que apresentam alterações no processamento de informações do sistema sensorial (visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal), os equipamentos estimulam áreas do cérebro responsáveis pela cognição, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar. Trata-se de um processo neurológico que tem como função organizar todos os sistemas para uso em conjunto de forma eficaz.

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na horizontal. A sala de Integração Sensorial da APAE DE SÃO PAULO. Uma criança está com o dorso deitado em um aparelho. Fim da descrição.
Sala vai atender crianças com idade entre dois e 12 anos (Foto: Divulgação)

Entre os sinais e sintomas sugestivos de Transtorno do Processamento Sensorial destacam-se: reações incomuns ao movimento e ao toque; dificuldade em se adaptar a mudanças de rotinas e a lugares com muitas luzes, pessoas e barulho; distração excessiva, preferência pelo isolamento ao invés de interagir e brincar com outras crianças, aversão à sujeira, constantemente esbarrar em objetos e móveis.

Por meio de uma avaliação feita por um terapeuta ocupacional qualificado com certificação internacional, são levantadas as necessidades sensoriais específicas da criança, e então é criado um plano individual para o atendimento. As sessões acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos, para até duas pessoas. Durante todo o processo também é realizada uma orientação familiar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5080-7000 ou no site da APAE DE SÃO PAULO.

 

 

Outras notícias sobre a APAE DE SÃO PAULO

. Os benefícios do circo para pessoas com deficiência intelectual

. APAE DE SÃO PAULO lança blog

. Conheça a importância do Teste do Pezinho

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here