Começa hoje a 11ª edição das Paralimpíadas Escolares

0
273
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Nela, um atleta disputa uma competição de tênis em cadeira de rodas durante as Paralimpíadas Escolares de 2016. Fim da descrição.
Evento vai reunir mais de 900 atletas de todo o Brasil (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)

Entre os dias 21 e 24/11, acontece em São Paulo (SP), a 11ª edição das Paralimpíadas Escolares. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem patrocínio das Loterias Caixa, e vai reunir 944 atletas, de 12 a 17 anos de idade, no Centro de Treinamento Paralímpico.

Pela primeira vez, todos os estados brasileiros serão representados na maior competição escolar paralímpica do mundo. A abertura oficial do evento, acontece hoje à noite, no Anhembi.

Nesta temporada, haverá dez modalidades no programa. Futebol de 5 (para cegos) e basquete em cadeira de rodas (formato 3×3) se juntarão a atletismo, bocha, futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, que já constavam no programa das edições anteriores.

Além da visibilidade e da possibilidade de ingresso no esporte de alto rendimento, as Paralimpíadas Escolares asseguram aos três primeiros lugares de cada gênero e classe das modalidades individuais o direito de receber o Bolsa Atleta, nível escolar, do Ministério do Esporte. Nos esportes coletivos, são selecionados três atletas de cada gênero por meio de votação entre os técnicos e árbitros da respectiva modalidade.

Desde suas primeiras edições, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do movimento paralímpico brasileiro, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016; e Petrúcio Ferreira, recordista mundial em 2017 nos 100m (classe T47); além da saltadora Lorena Spoladore, prata no Jogos do Rio; o nadador Matheus Rheine, bronze no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016, por exemplo.

São Paulo venceu as duas últimas edições e é o maior colecionador de títulos, com cinco conquistas desde a primeira temporada, em 2006. Em segundo vem o Rio de Janeiro, com quatro troféus de campeão.

Abertura das Paralimpíadas Escolares

A cerimônia de abertura da competição será realizada hoje à noite, a partir das 20 horas, no Pavilhão Oeste do Anhembi. O atleta Pablo Bruno Ciriaco, do judô, que tem deficiência visual, fará uma apresentação musical.

A entrada para as disputas é gratuita, e a programação pode ser conferida NESTE LINK.

 

Serviço:

Solenidade de abertura
Dia/hora: 21/11, às 20h; no Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Parque Anhembi – São Paulo)

Competições  
De 22 a 24/11; no CT Paralímpico (Rod. dos Imigrantes, Km 11,5 – São Paulo)
Grátis

 

 

Outras notícias sobre Esporte Adaptado

. Jogos Escolares reúne atletas paralímpicos em São Paulo

. Conheça o tiro com arco paralímpico

Power Soccer: futebol adaptado se destaca

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here