Mostra retrata cotidiano da cia. de ballet de cegos

0
726
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A foto, em preto e branco. Nela, dois bailarinos da cia. de ballet de cegos, um homem e uma mulher, fazem uma coreografia. Fim da descrição.
Mostra terá renda revertida à cia. de ballet de cegos (Foto: Divulgação)

Na próxima semana, os fotógrafos Angela Rezé e Sergio Matta, vão promover um evento beneficente em prol da Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini. Trata-se de uma exposição fotográfica que retrata o cotidiano da cia. de ballet de cegos.

A mostra acontece na quinta-feira, 12/10, no foyer do Theatro Municipal de São Paulo, com fine art print, em papel algodão, apresentando ao público cenas do cotidiano e de espetáculos da Cia. Ballet de Cegos, única companhia de ballet profissional que conta com bailarinos com deficiência visual.

 

Cia. de ballet de cegos

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. A foto, em preto e branco. Nela, dois bailarinos da cia. de ballet de cegos, um homem e uma mulher, fazem uma coreografia. Fim da descrição.
Evento será realizado no Theatro Municipal de São Paulo (Foto: Divulgação)

A exposição acontece paralelamente à apresentação da companhia que subirá ao palco em homenagem ao Dia das Crianças para apresentar clássicos da Disney, como ‘Cinderela’, ‘A Bela e a Fera’, ‘Pequena Sereia’ e ‘Branca de Neve’, entre outros, em única apresentação.

Na ocasião, os quadros serão vendidos por 600 reais, e todo valor será revertido para a Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini. Atualmente, a associação, com sede no bairro Vila Mariana, em São Paulo, atende gratuitamente 350 alunos, a partir de três anos de idade, sendo 60% deles com deficiência, 30% com outros tipos de deficiência (auditiva, motora, intelectual e síndromes), e 10% de alunos sem deficiências, para exercitar o que a companhia chama de inclusão às avessas.

Um dos destaques da exposição é a fotografia em preto e branco na horizontal, de Angela Rezé, intitulada ELEMENTO TRANSFORMADOR, que retrata a bailarina principal da Cia. Ballet de Cegos, Geyza, equilibrando-se sobre as costas do bailarino Everton, com as pernas dobradas e cruzadas e os pés em ponta. Os dois estão com os braços abertos e as mãos dadas; ele com o tronco inclinado para frente, as pernas ligeiramente abertas, sustenta o peso dela em suas costas. Everton usa malha regata branca e a bailarina, blusa trespassada e calça larga.

A foto, de junho de 2013, no palco do Auditório do Ibirapuera, é uma cena da coreografia ‘Olhando para as Estrelas’, da Cia. Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, com coreografia de Cesar Albuquerque e música Piano Guys e Ludwig Van Beethoven 5ª Sinfonia.

A mostra acontece no dia 12/10, a partir das 11 horas. O espetáculo, com audiodescrição acontece às 12 horas, com duração de aproximadamente 90 minutos, divididos em dois atos. O Theatro Municipal de São Paulo fica na Praça Ramos de Azevedo, s/nº.

 

Outras notícias sobre Inclusão

. Projeto promove a inclusão por meio da dança

. Idosos ganham espaço nos museus

. Musical de Miguel Falabella retrata o autismo

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here