SP sedia 6ª Semana da Jornada da Cultura Inclusiva

0
813
Descrição da mensagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Eliane com o prefeito de Carapicuíba e demais autoridades que participaram do evento. Fim da descrição.
Evento reuniu autoridades em Carapicuíba (Foto: Divulgação)

Por: Eliane Cristina Baatsch*

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba (CMPD), promoveu a 6ª Semana da Jornada da Cultura Inclusiva – Carapicuíba a caminho da inclusão.

A abertura do evento foi realizada no dia 18/9, no Centro de Atendimento Léa Rosenberg, onde formou-se a mesa de autoridades, que tive o prazer de dividir com o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves; e demais autoridades, entre elas, o chefe de gabinete Luiz Carlos; o vereador Fabinho Reis; o secretário adjunto de Educação, Edivaldo Félix; a secretária de Assistência Social, Mirian Vanessa Pires; o doutor Vagner de Lima Silva, da OAB; e o representante da secretaria de Assistência Social de Osasco, Laércio Mendonça.

Durante a solenidade de abertura do evento, o ex-presidente do CMPD, Silvio José de Souza Filho, discursou sobre o resgate histórico da luta da pessoa com deficiência, abrangendo a importante trajetória traçada até os dias atuais.

No dia 21/9, outros eventos marcaram as comemorações, entre eles, as atividades inclusivas promovidas no Shopping Carapicuíba, que recebeu ainda uma palestra do atleta de vôlei sentado, Giba.

O evento contou ainda com a participação especial do mestre de cerimônia Josué dos Santos e do Coral de Libras de Osasco, que interpretou o Hino Nacional. Também participaram a secretária de Educação Jônia Viana; o presidente da Hípica Santa Terezinha, Mario Morales; além de Marco Bonini, do Projeto Oficina; do vereador Flávio Ampermag; do doutor Napuleão, da OAB Carapicuíba; e da doutora Cibele, da OAB.

A Hípica Santa Terezinha participou do evento, e promoveu a apresentação de um cavalo alado, no Shopping de Carapicuíba. As atividades promoveram a interação e a integração de pessoas com deficiência e demais interessados nos temas desta área, abordando levantamentos importantes para a cidade de Carapicuíba, no auxílio e na organização do processo de mobilidade, acessibilidade, saúde, educação e assistência aos munícipes. Além de parcerias importantes para a melhora na qualidade de vida e social implicando numa sociedade inclusiva das pessoas com deficiência. As atividades foram voltadas às famílias, às pessoas com deficiência, às secretarias, às instituições e a parceiros do CMPD.

Meu especial agradecimento aos parceiros do evento: Moment’s Produção Musical; a intérprete de Libras, Cristiane Aparecida de Souza; a ONG Eupsico; o senhor Francisco Carlos Soares, Homem de Ferro; a Hípica Santa Terezinha; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Carapicuíba; o Plaza Shopping Carapicuíba; a terapeuta ocupacional, Renata de Moraes Cruz; as secretarias de Educação e de Assistência Social de Carapicuíba; a Secretaria de Assistência Social de Osasco; a Casa Maria Maia; o Centro de Atendimento Especializado Léa Rosenberg; a Associação Projeto Oficina; o Grupo Del Rey; a ONG Brasil Melhor; a Clínica Psico Alpha; os conselheiros do CMPD; e o atleta de vôlei sentado, Giba; entre outros.

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na vertical. Nela, Eliane está ao lado de seu cavalo. Fim da descrição.
Foto: Augusto Moraes

*Eliane Cristina Baatsch é pedagoga e psicopedagoga, especializada em deficiência múltipla. Atua como equoterapeuta, coordenadora da Hípica Santa Terezinha, instrutora de equitação clássica, equitação para equoterapia e de volteio terapêutico, e também como presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba (CMPD). 

 

 

Outras notícias sobre Equoterapia

. A equoterapia e a inclusão escolar

Conheça o esporte equestre adaptado

O cavalo e a síndrome de Down

 

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here