A deficiência está em todos nós

0
1636
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma ilustração com fundo azul e ícones, em preto, de diversas pessoas, entre elas, duas pessoas com deficiência, que são cadeirantes. Fim da descrição.
Dentista relata quando e como percebeu que a deficiência está em todas as pessoas (Imagem: Divulgação)

Por: Matheus Racy Mariusso*

Algumas frases de pacientes costumam gerar uma grande reflexão para minha vida pessoal e profissional. Com elas, percebi que a deficiência está em todos nós. Nesta semana, a mãe de um paciente com síndrome de Down, desabafou comigo: “Ah doutor, estou muito satisfeita com o crescimento dele, mas fico triste porque ele não desenvolve a comunicação, queria que conversasse como a gente”.

A partir desta colocação, comecei a pensar que em todo período em que estivemos juntos para tratar as cáries, tirar alguns dentinhos de leite e ensinar sobre escovação, eu obtive grande sucesso me comunicando com ele. Falamos como a sociedade e os padrões esperam que uma criança da idade dele fale? Não. Nos comunicamos? Com toda a certeza.

É incrível como nós, muitas vezes sem perceber, queremos padronizar o desenvolvimento das pessoas, sem ao menos prestar atenção nas peculiaridades de cada indivíduo. E partindo deste principio de padronização, seja na área da saúde, educação, no ambiente familiar, acabamos por valorizar as dificuldades e menosprezar o que a pessoa tem de melhor. Cada um, independente de ter uma deficiência ou não, possui inúmeros talentos a serem lapidados, porém nos prendermos no que achamos que é ruim, ao invés de enaltecer o que é bom. Isso ainda acontece principalmente quando a pessoa tem deficiência, seja intelectual ou física, pois além de valorizarmos as dificuldades, reduzimos a pessoa à deficiência.

Meu paciente é uma criança linda, saudável e inteligente. Será que o fato de não se comunicar, como nós desejamos, é realmente um problema? Será que não podemos nos comunicar como ele e mostrar que ele pode ser um jovem de muito sucesso pessoal e profissional, independente de qualquer limitação que ele tenha? E, será que essa é uma limitação dele ou uma limitação criada por nós?

Quando vamos fazendo essas perguntas e analisando detalhadamente cada ser humano que está ao nosso lado, percebemos que a deficiência sempre estará em todos nós. E a principal delas sempre vai ser não enxergar e valorizar o que cada um tem de melhor para o mundo.

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela, está o doutor Matheus. Ele é um homem de pele branca e com cabelos e barba castanhos. Ele usa um jaleco branco e está sorrindo. Fim da descrição.
Foto: Naira Martins

*Matheus Racy Mariusso é cirurgião-dentista e palestrante. Mestre em Odontopediatria, atua com crianças e pessoas com deficiência, buscando fortalecer o elo entre saúde, qualidade de vida e inclusão.

 

 

Outras notícias sobre Saúde Bucal

. O que aprendi no atendimento de pessoas com autismo

. Saúde bucal na síndrome de Down

. Cuidados por uma vida mais saudável

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here