Teatro Aliança Francesa promove cine-conversa com acessibilidade

0
1125
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Dois rapazes estão em uma floresta. Um deles está sentado em um banco, segurando uma câmera, e o outro está em uma bicicleta. Fim da descrição.
Filme conta a história de dois amigos largam tudo para iniciar uma jornada de autoconhecimento (Foto: Divulgação)

Nesta segunda, 25/9, o teatro Aliança Francesa promove uma cine-conversa com acessibilidade durante a exibição do filme ‘Em busca de sentido’, com a participação do cineasta francês Marc de la Ménardière.

Realizado a partir do financiamento de internautas, o road-movie é direcionado para o público que valoriza novos aprendizados e está em busca do bom-senso.

O evento terá tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e acontece a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

A Aliança Francesa fica na Rua General Jardim, 182, próximo ao Metrô República. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da exibição do filme.

 

Em busca de sentido

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na vertical. Imagem de divulgação do filme Em busca de sentido. Na imagem vemos dois homens caminhando por uma estrada de terra. Fim da descrição.
Evento terá acessibilidade para surdos (Imagem: Reprodução)

O filme conta a história de Marc e Nathanaël, dois amigos de infância que decidiram largar tudo para iniciar uma jornada em busca da solução dos questionamentos sobre os caminhos do mundo. Equipados com nada mais a não ser uma câmara pequena e um microfone, eles tentam revelar as causas da atual crise no mundo e descobrir um caminho para gerar mudança encontrando filósofos, professores, militantes ecologistas e guardiões de culturas antigas. A jornada dos jovens pelos continentes serve para que eles repensem sua relação com a natureza, com a felicidade e com o sentido da vida – uma busca que transmite confiança na nossa habilidade de gerar mudança no mundo começando por nós próprios.

Filmado com poucos recursos, autoproduzido e auto distribuído pela associação Kamea Meah, “Em busca de sentido” nasce graças à generosidade de cerca de 1.000 internautas numa campanha para levantar fundos na plataforma Touscoprod: eles confiaram e esperaram um ano antes de ver o filme terminado. Marc e Natanael também receberam ajuda espontânea de muitos músicos, tradutores, técnicos, designers gráficos e outros benfeitores que ajudaram a chegar ao fim desta aventura com uma qualidade muito profissional.

O filme atraiu mais de 100.000 espectadores na França, Bélgica e Suíça. A distribuição do filme se deu de forma colaborativa com o apoio de uma comunidade muito colaborativa constituída de redes associativas, cidadãos engajados que organizaram cerca de 500 cine-intercâmbios desde janeiro. Estes encontros com o público oferecem um espaço de discussão livre em torno da transformação da sociedade e viagem interior de cada um, além de serem grandes oportunidades para destacar as iniciativas locais para a transição ambiental e humana.

 

Outras notícias sobre Acessibilidade Cultural

. Espaços culturais são referência em acessibilidade

. Festival reúne filmes sobre deficiência e inclusão

. Idosos ganham espaço em museus

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here