Instituto de Ensino e Pesquisa torna o conhecimento acessível

0
1068
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Uma profissional trabalha no laboratório da APAE DE SÃO PAULO. Fim da descrição.
Instituto de Pesquisa da APAE DE SÃO PAULO garante o acesso ao conhecimento (Foto: Mario Castello/APAE SP)

Por: Rita Alves*

O saber é construído com informações que são absorvidas e transformadas em conhecimentos, sendo aplicados à vida, à prática profissional, dando-lhe sentido humanizado. O Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE DE SÃO PAULO tem por missão colaborar para essa construção conjunta do saber e, especialmente no caso da organização, fomentar a discussão sobre a temática da deficiência intelectual sob a ótica da inclusão social.

Espaço aberto para estudantes das várias áreas do conhecimento, já que a temática da inclusão perpassa por campos como saúde, direito, psicologia e sociologia, é um local democrático e congregador de relevantes debates.

O instituto possui um acervo precioso: uma biblioteca especializada no tema da deficiência intelectual, que conta com publicações próprias como a Revista DI, que atualiza a produção científica sobre o assunto com artigos de várias áreas do conhecimento, publicações nacionais e internacionais sobre o tema, além de acervo digital de teses e artigos produzidos tanto na própria organização quanto em várias universidades de todo o mundo, somando aproximadamente seis milhões de itens disponíveis gratuitamente.

Uma das principais atividades do instituto é produzir ciência sob a forma de pesquisa, permeando a genética, a neurologia, a psicologia e a educação, em parceria com universidades como USP e UNIFESP. Além disso, possui um Conselho Científico com nomes de referência em várias áreas do conhecimento, apoio importante para tomadas de decisões no âmbito da pesquisa, e oferece oportunidades de estágios nos diversos setores da APAE DE SÃO PAULO.

No entanto, oferecer ferramentas por meio do acervo bibliográfico e das práticas da organização, elaborar pesquisas e publicações, só ganham sentido quando este conhecimento é compartilhado com a sociedade. Para isso, oferece formações por meio de cursos de extensão e especialização, com docentes que tenham a prática como experiência a ser transferida aos alunos.

É um acervo de memória institucional que extrapola os espaços da APAE DE SÃO PAULO e traduz em documentos e registros o percurso da temática da inclusão e da deficiência intelectual. A partir da história é possível retirar aprendizados para gerações futuras, valorizando feitos pioneiros no Brasil e avançando para o mundo.

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem de close de Rita Alves, especialista da APAE DE SÃO PAULO. Fim da descrição.
Foto: Divulgação

*Rita Alves é gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO. Historiadora, literata e especialista em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultura. Fundou o Instituto Orlando Villas Bôas, é autora de nove livros e crítica literária. Professora de pós-graduação de História e Cultura do Brasil, é diretora administrativa da Escola Paulista de Ciências Médicas.

 

Outras notícias sobre APAE DE SÃO PAULO

. APAE lança animação sobre o Teste do Pezinho

. Os caminhos para a autonomia das pessoas com deficiência

. A importância da Lei de Cotas para pessoas com deficiência intelectual

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here