Férias, você merece!

0
1323
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Nela, vemos uma praia. Em primeiro plano, do lado esquerdo da imagem, um par de chinelos na cor azul. Eles estão na faixa de areia da praia. Ao fundo, vemos o mar. Fim da descrição.
Férias: É hora de organizar a vida e se desconectar dos problemas (Foto: Projetado pelo Freepik)

Por: Rafael Dias Silva*

As férias tão desejadas chegaram. É hora de organizar a vida e se desconectar dos problemas cotidianos. Acredite, dar esse tempo para você e relaxar, um luxo para poucos atualmente, é uma necessidade. Descansar e rever os amigos pode ser uma ótima programação para as próximas semanas. Entre em contato com aquele colega que ficou distante durante o primeiro semestre e aproveite o friozinho para tomar um macchiato ou cappuccino em uma excelente companhia. Se estiver de viagem marcada para uma cidade próxima, dentro do Brasil, ou longe, em Paris, por exemplo, não deixe de desfrutar da culinária local e conhecer a cultura dos moradores, vivendo uma experiência inesquecível. Momentos assim são revitalizadores!

Para quem vai prestar vestibular no segundo semestre, vale aproveitar os dias em que não haverá compromisso com a escola, otimizar a semana e organizar o cronograma de estudo, definindo quais são as metas. Aprendizado não depende somente do tempo que gastamos estudando algo, mas sim da forma com que organizamos cada momento. Mesmo para quem não possui uma rotina escolar, considero importante dedicar uma parte do dia para realizar aquela revisão do conteúdo, principalmente as informações ensinadas no primeiro ano do ensino médio.

Fazer simulados, aulas de reforço e assistir vídeos-aulas são estratégias que, mesmo num curto prazo, já renderão bons frutos para você. Caso queira apenas descansar, simplesmente, tudo bem também, afinal o primeiro semestre foi vencido e chegou a hora de recarregar as baterias para os próximos meses.

Ser produtivo é uma habilidade essencial e o desafio está em encontrar estratégias para obter uma performance satisfatória e manter o foco nos objetivos que almejamos para a nossa vida pessoal e profissional. Reduzir o estresse e a ansiedade ajudará a nos deixar mais felizes.

Ah, não se esqueça de que férias é férias. Com isso, desconecte das redes sociais, e-mails coorporativos e descanse de verdade porque, afinal, você merece.

Saudações!

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: A imagem está no formato retangular, na vertical. Nela está o educador Rafael Silva. Ele está próximo a uma parede branca. Acima de sua cabeça existe uma placa azul em que está escrito em letras na cor cinza Avenue Des Champs Elyées. Ao fundo, do lado direito, é possível ver algumas árvores e folhagens, como uma praça. Rafael usa um terno cinza escuro, uma camisa azul royal e está com os braços cruzados. Ele está sorrindo. Fim da descrição.
Foto: Gustavo Grandal

*Rafael Dias Silva é professor, mestrando e pesquisador em educação especial. Criou o projeto Libras na Ciência, no Habits – USP|Leste, dá palestras sobre inclusão no setor público, cursos de formação inicial e continuada para professores sobre educação bilíngue (LIBRAS/PORTUGUÊS), além de tratar sobre metodologia e estratégias educacionais.

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.