Curso vai capacitar professores em educação inclusiva

0
1003
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato quadrado. Nela estão, sentados, a secretária Linamara Rizzo Battistella e Rodrigo Mendes, que acompanham o discurso do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Fim da descrição.
Linamara Battistella, Rodrigo Mendes e o governador Geraldo Alckmin (Foto: Divulgação)

Uma solenidade marcou a assinatura do termo de cooperação firmado nesta semana entre as secretarias de estado da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Instituto Rodrigo Mendes, para o curso ‘Ensino Médio Inclusivo: Construindo uma escola para todos’.

Na ocasião, a doutora Linamara Rizzo Battistella destacou a importância do Estado de São Paulo se aliar a especialistas em educação inclusiva. “Estamos falando de fortalecer a educação como um todo. A educação inclusiva não é separar crianças ou tratar a questão da deficiência de um modo isolado, a educação inclusiva é levar ferramentas e estratégias que permitam que todos possam desfrutar do ensino de qualidade.”

De acordo com dados divulgados pelo governador Geraldo Alckmin, a primeira fase do curso vai contemplar 1.417 escolas e vai proporcionar o aperfeiçoamento dos professores, além de garantir ferramentas para promover a educação inclusiva em sala de aula, desenvolvendo o potencial dos alunos com deficiência.
Ensino Médio Inclusivo

O programa conta ainda com a parceria do Instituto Unibanco e tem como objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da rede estadual de educação.

Em formato semipresencial, a capacitação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE), propiciando melhor atendimento aos estudantes com deficiência.
Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania.

A expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.
O curso terá um total de 100 horas, divididas em 14 aulas por videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede de ensino estadual e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo Mendes.
Na primeira fase, a parceria é aberta a profissionais das 13 diretorias de ensino da capital, incluindo professores da Sala de Recursos, professores da Educação Básica II (atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), diretores, vice-diretores, supervisores, diretores de Núcleo Pedagógico e professor coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP (preferencialmente de Educação Especial).

Os interessados podem se inscrever até 28/06, no site da Escola de Formação. As aulas terão início no dia 02/08.

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here