Em cada expressão, uma operação

0
1014
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Nela é possível ver, em primeiro plano, a mesa de um professor. Em cima da mesa estão um tablet, um porta-lápis verde com alguns lápis e canetas coloridas dentro, dois livros bem grossos, um deles, com capa vermelha. Sobre os livros estão duas tesouras coloridas e ao lado estão uma lupa e uma maçã verde. Ao fundo temos uma lousa verde com algumas contas escritas em giz branco. Fim da descrição.
Atividade tem por objetivo estimular a interpretação e a correlação entre expressões (Foto: Divulgação)

Por: Zilanda Souza*

A partir de hoje, você confere aqui algumas atividades educacionais preparadas pela professora Zilanda Souza, com o objetivo de estimular as habilidades de crianças e jovens com e sem deficiência.

Intitulada ‘Em cada expressão, uma operação’, a atividade desta semana tem como tema central a aritmética e a flexibilidade cognitiva. Confira a seguir!

Objetivo: Estimular a interpretação e a correlação entre expressões e comandos operacionais em aritmética.

Como aplicar: O professor organiza a sala em grupos, e apresenta um problema matemático para cada grupo, desafiando os alunos a encontrar as expressões chaves que sinalizam a operação que deve ser realizada em cada problema. As crianças deverão marcar no problema a expressão e escrever a operação a que está relacionada. Após realizarem a tarefa, todos os alunos vão ajudar a compor o dicionário de operações no mural da sala.

Exemplo: Marina tinha 32 lápis e resolveu distribuir igualmente entre seus quatro melhores amigos. Quantos lápis, cada amigo recebeu? Neste caso, as crianças vão registrar no dicionário de operações que distribuir igualmente significa realizar uma operação de divisão.

Perguntas:

. Para resolvermos os problemas basta sabermos efetuar as continhas?

. Que outras habilidades são necessárias para conseguirmos resolver os problemas?

. Quando está diante de um problema matemático, qual é a ordem das ações que você adota na realização da atividade?

. Marcar a expressão chave, que indica a operação, ajuda você na execução da atividade? (incentive o uso do marcador, como apoiador de memória nas atividades complexas).

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Nela, Zilanda Souza está sentada à frente de uma mesa, e segura alguns de seus livros: Brincando de Palavrear e o livro do programa de treino em funções executivas Super 6º Ano. Fim da descrição.
Foto: Vítor Beltrame

*Zilanda Souza é mãe, professora, especialista em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Autora do livro ‘Brincando de Palavrear’, escritora da coluna ‘Desenvolvimento e Aprendizagem’, coordenadora da pós-graduação em neurociência aplicada a avaliação e intervenção psicopedagógica. Diretora da Espaço Vida em Minas Gerais e no Distrito Federal. Atua em pesquisa voltada para a intervenção em funções executivas em crianças do ensino fundamental anos finais.

 

Instagram: @espacovidagvbsb | Facebook: @espacovidagv | Youtube: Canal Espaço Vida

 

 

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here