Síndrome de Down, a trissomia do amor

0
1219
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na horizontal. Na imagem estão Leonardo Gontijo e seu irmão Eduardo Gontijo, o Dudu do Cavaco, que tem síndrome de Down e que foi a inspiração para a criação do instituto Mano Down. Leonardo e Dudu estão lado a lado, com as mãos dadas, na altura do peito. Dudu segura seu cavaquinho com a mão esquerda. Ambos vestem camisa social na cor cinza e sorriem. Leo e Dudu são morenos, com a pele clara e cabelos castanhos. Fim da descrição.
Leonardo e seu irmão Dudu do Cavaco (Foto: Divulgação / Mano Down)

 

Por Leonardo Gontijo*

Muito honrado em poder contribuir para este novo portal, pelo qual tenho muita admiração. Quando recebi o convite para colaborar, senti um misto de felicidade e responsabilidade. Aceitei o desafio ciente que não podemos perder, um segundo sequer, na luta pela erradicação da invisibilidade social das pessoas com síndrome de Down.

Desejo vida longa e muita força para todos os idealizadores da bela e urgente iniciativa. Acredito que somente com informação e atitudes poderemos mudar a realidade social e dar visibilidade e possibilidades para as pessoas com deficiência.

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: Me chamo Leonardo Gontijo e sou um ser humano em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. Acredito no amor como combustível para a superação de barreiras e construção de possibilidades.

Com muita alegria abro este espaço para falar e debater, para ouvir e acolher. Tendo com pilares os temas de inclusão social, especificamente a temática síndrome de Down e suas inúmeras nuances e possibilidades. Este espaço visa ser um ponto de encontro. Uma janela para ensinar e aprender.

Atualmente sou gestor do portal Incluo e atuo como presidente do Instituto Mano Down, associação que começou por amor ao meu irmão Dudu do Cavaco e hoje ampliou suas atividades. O Instituto Mano Down tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento das possibilidades e potencialidades das pessoas com Down para a participação social.

A missão do Instituto Mano Down é valorizar as potencialidades das pessoas com Down e estimular suas habilidades, aptidões e competências, além de congregar as pessoas com síndrome de Down, seus familiares e interessados na causa. O Instituto Mano Down visa a longo prazo dentro de seu planejamento:

. Difundir, reiterar e perseverar na causa da inclusão da pessoa com síndrome de Down em todas as situações de vida, para uma mudança social quanto á questão do descrédito nas capacidades da pessoa que tem a síndrome de Down;

. Reunir e disseminar, por todos os meios, informações referentes às pessoas com síndrome de Down, visando uma mudança por parte da sociedade, quanto à valorização das pessoas que têm a síndrome de Down;

. Organizar eventos sociais, culturais e educativos, visando a valorização das pessoas com síndrome de Down;

. Buscar meios de capacitação profissional que permitam a inclusão das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho.

Dito isso, afinal, o que é a síndrome de Down? Para os cientistas é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Para um irmão apaixonado é uma forma de aprender a conviver com as diferenças. Uma forma de olhar para a vida com menos crenças e mais sentimentos. Uma possibilidade de perceber a diversidade humana, uma maneira de descobrir que a maior tecnologia existente é a tecnologia humana. Uma forma de ampliar a valorização da vida. Um caminho que sinaliza para olhar mais para dentro em busca de essências. Uma nova forma de viver e conviver. Uma forma de aprender que as diferenças é que nos fazem humanos.

Vale a ressaltar que embora as alterações cromossômicas da síndrome de Down sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. A única característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual. Não existem graus, a variação das características e personalidades entre uma pessoa e outra é a mesma que existe entre as pessoas que não têm a síndrome. Diante disso não podemos generalizar as características e comportamentos das pessoas com Down. Cada ser é singular e espetacular.

Muito grato pelo espaço. Você leitor (a) está convidado (a) a partilhar conosco seus anseios, utopias e convicções sobre vida, amor e inclusão. Sinta-se em casa! Vamos juntos. Sugestões e toques serão bem vindos. Abraços inclusivos.

 

Facebook: Leonardo Gontijo | Instagram: leogontas | Twitter: lgontijo

 

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem no formato retangular, na vertical. O colunista Leonardo Gontijo. Ele é moreno, tem a pele clara e cabelos castanhos claro. Leonardo usa uma camisa social azul. Ele sorri. Fim da descrição.*Leonardo Gontijo é formado em Direito e Engenharia Civil, mas, é mais conhecido como irmão do Dudu do Cavaco. Professor e consultor em Sustentabilidade e Inclusão, é pai de duas filhas, a Duda e a Laura, e é marido da Carolina.

 

 

 

 

Portal Acesse

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here